EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSÍNO DE FÍSICA: UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55955

Resumo

Este artigo apresenta um Estado do Conhecimento a respeito de uma interface importante, porém pouco explorada na Educação do Campo: o ensino de Física. Partimos da seguinte dúvida: considerando as especificidades tanto do ensino de Física quanto da Educação do Campo, haveria uma preocupação acadêmica de investigar o que acontece quando ambos se encontram no cotidiano escolar? Para responder essa inquietação, foi realizado um mapeamento no Catálogo de teses e dissertações da CAPES, localizando quatro trabalhos, sendo duas teses e duas dissertações, defendidas entre 2014 e 2017. Esses trabalhos foram inventários de forma objetiva, mapeando seus metadados, mas também de forma qualitativa, registrando seus objetivos, a metodologia utilizada, seus referenciais e resultados, buscando, assim, identificar o que já foi produzido a respeito do ensino de Física no e/ou para a Educação do Campo. Ao final, além de sistematizar a interface entre o ensino de Física e a Educação do Campo, lacunas nessa produção foram identificadas, como forma de motivar futuras investigações.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP-Itapetininga

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr, campus Sorocaba. Contato: ivanfrt@yahoo.com.br. 

Áurea Cristina Pires Marcelino Lanfranco, UFSCar Sorocaba

Mestranda em Educação pelo PPGEd UFSCar Sorocaba. Licenciada em Física pelo IFSP Itapetininga.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Fortunato, I., & Lanfranco, Áurea C. P. M. (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSÍNO DE FÍSICA: UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES. Periferia, 13(1), 243–258. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55955