FABULAÇÕES E CURRÍCULOS NOS USOS DE ‘IMAGENSSONSSENTIMENTOS’ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Noale de Oliveira Toja

Resumo


As fabulações na formação de professores, nos convida a criar diferentes manifestações curriculares que envolvem, imagens, sons e sentimentos. Os usos das narrativas cinematográficas, estimulam ‘conversas’ acerca dos diferentes ‘dentrofora’ das escolas, nas múltiplas redes educativas que formamos e nas quais nos formam.  Como é criar fabulações com os usos de celulares, câmera, microfones, papelões, lãs, tecidos, como dispositivos e linguagens? Como ressignificar o currículo, quando os movimentos migratórios e a comida são artefatos, objetos, conversas, que irão destemperar o receituário e a prescrição do ‘fazersaber’ professora? Estas são inquietações que este ensaio traz a partir das experiências com o  trabalho realizado no componente curricular, chamado PPP (Pesquisa e Prática Pedagógica), no curso de formação de professores, tensionando o sentir de outras sensações nos ‘fazeressaberes’ educativos. Nesse processo, dois vídeos foram criados, um deles traz a comida como expressão dos afetos. Sentar em torno da mesa, tomar um café da tarde, ou no meio da noite compartilhar as receitas de cuscuz e munguzá é abrir o corpo ao sentir, ouvir, cheirar, olhar e falar em torno dos processos e acontecimentos com as ideias que temos de  ‘sermos professoras e professores’ e suas possibilidades de diferentes fabulações com os estudantes presentes nas turmas nas quais atuamos.


 


Palavras-chave


Redes educativas. Comida. Cineconversas. Currículo.

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.43070

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540