MEMES NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS: UMA PRÁTICA MULTILETRADA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A JUSTIÇA SOCIAL

Authors

  • Janaina da Silva Cardoso Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-2974-6546
  • Alessandra Cristina Bittencourt Alcântara Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Ana Beatriz Simões da Matta Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39390

Keywords:

aprendizado de línguas, multiletramentos, memes

Abstract

A opção argumentativa deste artigo surge das discussões sobre práticas pedagógicas de professores de línguas adicionais do grupo de pesquisa EAL - Ensino e Aprendizagem de Línguas: abordagens, metodologias e tecnologias (CNPq/UERJ) e reiteradas em leituras e estudos da disciplina de pós-graduação Processos de compreensão na era digital: a oralidade e a escrita. O foco da discussão é a crença de que a formação docente na contemporaneidade não deva ser vista como prescrição, mas como reflexão e atendimento das singularidades dos contextos educacionais de forma crítica. Sendo assim, o texto materializa o ensejo por discutir, atualizar e aproximar o conceito de multiletramentos à formação de professores. Para tanto, o texto é apresentado em quatro partes: considerações iniciais, que apresenta brevemente o conceito de multiletramentos; uma discussão sobre a formação docente, que busca a justiça social; um exemplo de aplicação de memes para o processo de ensino-aprendizagem de espanhol e finalmente, o texto é concluído com algumas considerações finais.

Author Biographies

Janaina da Silva Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Setor de Língua Inglesa, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação em Língua Inglesa e no mestrado e doutorado na área de Linguística.

Alessandra Cristina Bittencourt Alcântara, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora EBTT do CEFET/RJ, Campus Maracanã

Ana Beatriz Simões da Matta, Instituto Federal Fluminense

Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras- CEFET-RJ;  Mestranda em Linguística na UERJ; Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Fluminense. 

Published

08.02.2019

How to Cite

Cardoso, J. da S., Alcântara, A. C. B., & Matta, A. B. S. da. (2019). MEMES NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS: UMA PRÁTICA MULTILETRADA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A JUSTIÇA SOCIAL. Periferia, 11(1), 54–72. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39390