MEMES NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS: UMA PRÁTICA MULTILETRADA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A JUSTIÇA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39390Keywords:
aprendizado de línguas, multiletramentos, memesAbstract
A opção argumentativa deste artigo surge das discussões sobre práticas pedagógicas de professores de línguas adicionais do grupo de pesquisa EAL - Ensino e Aprendizagem de Línguas: abordagens, metodologias e tecnologias (CNPq/UERJ) e reiteradas em leituras e estudos da disciplina de pós-graduação Processos de compreensão na era digital: a oralidade e a escrita. O foco da discussão é a crença de que a formação docente na contemporaneidade não deva ser vista como prescrição, mas como reflexão e atendimento das singularidades dos contextos educacionais de forma crítica. Sendo assim, o texto materializa o ensejo por discutir, atualizar e aproximar o conceito de multiletramentos à formação de professores. Para tanto, o texto é apresentado em quatro partes: considerações iniciais, que apresenta brevemente o conceito de multiletramentos; uma discussão sobre a formação docente, que busca a justiça social; um exemplo de aplicação de memes para o processo de ensino-aprendizagem de espanhol e finalmente, o texto é concluído com algumas considerações finais.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).