MEMES DE INTERNET E EDUCAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.37016Keywords:
meme de internet, práticas sociais, sequência didáticaAbstract
Um dos desafios da educação contemporânea é promover práticas que oportunizem a participação crítica do educando em atividades próprias da cultura digital. Dessa forma, objetivando, de um lado, legitimar as vivências trazidas pelos aprendizes e, por outro, refletir sobre as características do texto digital, o presente artigo apresenta uma sequência didática desenvolvida com alunos do ensino médio de uma escola pública da rede estadual do município de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais utilizando o meme de internet. Ora, conhecido pela combinação de imagens vinculadas a legendas com teor normalmente irônico ou bem-humorado, o meme de internet tornou-se bem popular entre os jovens, propagando determinada ideia, piada ou comportamento. Mediante revisão bibliográfica, este trabalho apresenta ainda uma visão concisa do meme de internet, considerando sua estrutura, tipos de enunciados, inserção sociocultural e práticas sociais a ele atreladas. Assim, para apresentar a história de constituição social do meme, recorreu-se a Dawkins (1978); Dennett (1998); Blackmore (2002); Recuero (2007); Jenkins (2009); Sales (2010); Souza Junior (2014); Shifman (2014); Barreto (2015); Escalante (2016); Chagas (2016). Com o intuito de situar o uso do meme de acordo com as demandas sociais, o texto apresenta as considerações de Soares (2002); Xavier (2005); Coscarelli (2006); Rojo (2009); Euzébio e Cerutti-Rizzatti (2013); Ribeiro (2017). Ao final da experiência, percebe-se que longe de ser um gênero voltado apenas para a fruição, o meme de internet porta teor crítico, possuindo um grande potencial didático.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).
