O USO DE MEMES NAS AULAS DE HISTÓRIA

Autores

  • Luisa Quarti Lamarão Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36442

Palavras-chave:

memes, educação básica, ensino de história

Resumo

Os estudantes da chamada geração virtual, conhecidos como “nativos digitais”, apresentam desafios diários às práticas docentes contemporâneas. A constante oferta de informação fora da sala de aula, disponível pela internet, e consequentemente a criação de uma nova forma de linguagem e comunicação entre os alunos, torna importante a discussão sobre novas estratégias em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho busca relatar uma experiência pedagógica com o uso de memes na elaboração de questões e também na proposta de os próprios alunos criarem seus memes a partir das aulas de História, em turmas de 7º e 9º anos do Ensino Fundamental II. Memes são imagens, frases ou vídeos que se reproduzem rapidamente pela internet dada a mensagem e a linguagem atraentes que exibem. A atividade apresentou resultados interessantes, uma vez que, por um lado, atualizou a apresentação das avaliações, já que oferece uma linguagem semelhante àquela que eles estão acostumados em seu cotidiano fora da escola; por outro, colocou os estudantes como produtores de conhecimento, interpretando os temas históricos com seus “olhos cibernéticos”. A intenção inicial do projeto era fazê-los enxergar que o conhecimento histórico pode ser trabalhado sob diferentes pontos de vista, inclusive na linguagem viral dos memes. Dessa forma, percebe-se a obsolescência da sala de aula focada numa pedagogia da transmissão, que não enxerga o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. Reconhecendo a importância da interatividade nos dias de hoje, torna-se fundamental inserir, de maneira responsável, a linguagem da internet no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Luisa Quarti Lamarão, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora efetiva do setor curricular de História do Colégio de Aplicação da UFRJ. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2012).

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

Lamarão, L. Q. (2019). O USO DE MEMES NAS AULAS DE HISTÓRIA. Periferia, 11(1), 179–192. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36442