A Construção De Memes Como Ferramenta De Ensino Da Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36440Palavras-chave:
linguística aplicada, letramentos digitais, ensino de língua inglesa, memesResumo
O advento da globalização e da multiplicidade de canais, meios ou modos semióticos de comunicação criados a partir de novas tecnologias e mídias sociais impulsionaram mudanças no contexto escolar que necessariamente passam a considerar a crescente diversidade linguística e cultural presente mundialmente (COPE, KALANTZIS, 2000). O objetivo deste artigo é apresentar e discutir uma sequência didática de ensino de língua inglesa por meio da análise, construção e compartilhamento de memes online. O aporte teórico é pautado nas Teorias Funcionais da Linguística Aplicada, com especial enfoque nas teorias de letramento que constituem o interacionismo. O estudo analítico de memes é discutido com base em questões estruturais, semânticas e críticas, a fim de propiciar a valorização da produção autoral dos memes. A partir dessa perspectiva de análise semiótica, da criatividade, do dinamismo, da inovação, do interesse e da motivação os resultados apontam para a representação e recontextualização das realidades de forma eminentemente cultural e ideológica, pois apresentam diferentes visões de mundo de diferentes sujeitos em diferentes contextos e promovem a reapropriação do mundo ao mesmo tempo (COPE; KALANTZIS, 2009). Este estudo traz uma grande contribuição para a área de Linguística Aplicada e espera-se motivar outros professores na produção de aulas expansivas em que o ensino da língua seja construído em contexto social relevante para as turmas, juntamente a outras competências comunicativas, motivando-os no estabelecimento de seus estudos autônomos e críticos-reflexivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).