ENSINO DE GRAMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS DA CONJUNÇÃO EM MEMES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36434

Palavras-chave:

ensino, gramática, sentido, conjunção, meme

Resumo

Esta pesquisa está filiada aos procedimentos teórico-analíticos da Semiolinguística, com base em estudos de Charaudeau (1992), uma vez que essa proposta permite uma perspectiva mais ampla de análise do ensino de língua, o que possibilita trabalhar as relações lógicas em seus múltiplos aspectos semânticos. O objetivo deste estudo é analisar as relações lógico-semânticas das conjunções, especialmente, da conjunção “e” em textos do gênero textual meme. Assim, serão observados os sentidos que vão além dos propostos pela Gramática tradicional ensinada nas escolas, considerando que o ensino da língua pode ser muito mais efetivo se considerada em seus diferentes contextos e usos. Será, brevemente, desenvolvido um estudo sobre o gênero textual meme, observando sua origem e características próprias. Em seguida, serão abordados alguns conceitos da teoria Semiolinguística e, por fim, uma análise das operações lógicas, de acordo com o que Charaudeau (1992) propõe em sua Gramática do Sentido e da Expressão. A principal conclusão obtida nesse estudo, foi que uma conjunção, ou outra classe gramatical, não pode ser descrita e limitada a um único sentido, como tem sido feito pelas gramáticas tradicionais e utilizado pelas escolas de educação básica do Brasil. Isso porque, a partir do uso, podem ocorrer diversos efeitos contextuais para o mesmo elemento linguístico.

Biografia do Autor

Ariana da Rosa Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense, sob orientação da Profa. Dra. Bethania Mariani. Área de concentração em Linguística. Linha de Pesquisa: Teorias do Texto, do Discurso e da Interação, subárea Análise do Discurso. Mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, com bolsa Capes, na mesma linha de pesquisa. Possui graduação em LETRAS (Português/Literatura) pela Universidade Estácio de Sá (2008) e especialização em Leitura e Produção Textual pela mesma Universidade (2011). Colaboradora do Grupo de Pesquisa Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS- UFF). Tem interesse em estudos relacionados à Análise do Discurso, Mídia e Discurso Político. 

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

Silva, A. da R. (2019). ENSINO DE GRAMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS DA CONJUNÇÃO EM MEMES. Periferia, 11(1), 88–113. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36434