OS MEMES COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Diego Leonardo Santana Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36408

Palavras-chave:

educação, ensino, história, meme

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca da possibilidade do uso de memes como um recurso pedagógico que aproxime professores e alunos em sala de aula a partir de uma linguagem digital comum. Sendo bastante popular no ciberespaço, os memes são elementos importantes na cultura digital e se popularizaram entre os jovens, sendo bastante eficientes em transmitir vários tipos de mensagens. Com isso, memes são utilizados para diversas finalidades, o que leva a reflexão sobre o uso dos mesmos como recurso didático. Levando em consideração as pesquisas sobre a inserção de recursos digitais em sala de aula, este artigo apresenta uma reflexão sobre essa questão, a partir de um estudo sobre os memes desde suas características básicas até o uso dos mesmos por páginas que abordam conteúdo histórico encontradas no Facebook. Por fim, será refletido sobre a possibilidade de uso e o papel que este recurso pode ter em sala de aula.

Biografia do Autor

Diego Leonardo Santana Silva

Mestre em Educação - UFS
Graduado em História - UFS
Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

Silva, D. L. S. (2019). OS MEMES COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA. Periferia, 11(1), 162–178. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36408