OS MEMES COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Diego Leonardo Santana Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir acerca da possibilidade do uso de memes como um recurso pedagógico que aproxime professores e alunos em sala de aula a partir de uma linguagem digital comum. Sendo bastante popular no ciberespaço, os memes são elementos importantes na cultura digital e se popularizaram entre os jovens, sendo bastante eficientes em transmitir vários tipos de mensagens. Com isso, memes são utilizados para diversas finalidades, o que leva a reflexão sobre o uso dos mesmos como recurso didático. Levando em consideração as pesquisas sobre a inserção de recursos digitais em sala de aula, este artigo apresenta uma reflexão sobre essa questão, a partir de um estudo sobre os memes desde suas características básicas até o uso dos mesmos por páginas que abordam conteúdo histórico encontradas no Facebook. Por fim, será refletido sobre a possibilidade de uso e o papel que este recurso pode ter em sala de aula.


Palavras-chave


educação; ensino; história; meme

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36408

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540