A CAPOEIRA E A ESCOLA: UM OLHAR ETNOGRÁFICO

Autores

  • Vinícius Oliveira Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36382

Palavras-chave:

capoeira, escola, cultura afro-brasileira

Resumo

O artigo se propõe a discutir as implicações do diálogo entre uma escola da educação básica da rede municipal de ensino da cidade de Nova Iguaçu/RJ e a capoeira. Trata-se de uma etnografia das aulas de capoeira que envolveu diferentes sujeitos do espaço escolar: oficineira de capoeira, professoras e estudantes. A escola analisada trabalhou com a capoeira a partir do Programa Mais Educação, que, entre outros objetivos, visa aumentar a permanência de estudantes no espaço escolar a partir da oferta de atividades educativas no contra turno escolar. As considerações finais apontam que a vinculação da capoeira com a cultura afro-brasileira, por vezes, tem sido rejeitada devido à presença de traços que a conectam com a religiosidade de matriz africana, sobretudo o candomblé e a umbanda. Diante desse contexto, identificamos, nas aulas de capoeira, tentativas de “esportizar” a manifestação como forma de lidar com a intolerância religiosa presente no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Vinícius Oliveira Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (2016). Atualmente cursa o doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (ProPed - UERJ).

Downloads

Publicado

2019-02-08

Como Citar

Pereira, V. O. (2019). A CAPOEIRA E A ESCOLA: UM OLHAR ETNOGRÁFICO. Periferia, 11(1), 279–303. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36382