UMA BREVE DESCRIÇÃO SOBRE A CIBERCULTURA DOS HUE BR

Autores

  • Weslley Kozlik Silva Docente do curso de Psicologia da Faculdade Guairacá.
  • Jamile Santinello Professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO, no Departamento de Pedagogia.
  • Graziella Medeiros Guadagnini Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2019.33505

Palavras-chave:

Cibercultura, identidade, hue br, redes sociais, zoeira.

Resumo

A Internet é um espaço que há algum tempo tem promovido interações entre pessoas das mais diversas partes do mundo. Desse modo podem surgir questionamentos acerca dos comportamentos dos usuários dessa rede uma vez que provavelmente pertençam a culturas diferentes. Uma vez que essas variadas culturas entram em contato, é possível que haja uma hibridização delas ou até mesmo o surgimento de novas culturas em rede, que podem ser chamadas de ciberculturas (LÉVY, 2009). Assim, o objetivo do trabalho é analisar e descrever uma cultura específica, criada nesse espaço, chamada Hue br. A metodologia utilizada para se chegar ao objetivo é a pesquisa etnográfica, que permite boa interação com o grupo pesquisado. Como resultado verificou-se várias características dessa cibercultura, entre elas destaca-se a zoeira ou escárnio acima de qualquer outro objetivo. Os resultados apontam para uma construção da cibercultura a partir de resistências às imposições de jogadores de outras nacionalidades, principalmente relacionada ao idioma falado nos servidores de jogos online.

Biografia do Autor

Weslley Kozlik Silva, Docente do curso de Psicologia da Faculdade Guairacá.

Docente no curso de Psicologia da Faculdade Guairacá. Mestre em Educação pela UNICENTRO. Especialista em Atendimento Educacional Especializado. Graduação em Psicologia no ano de 2011 - Faculdade Guairacá.

Jamile Santinello, Professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO, no Departamento de Pedagogia.

Doutora em Comunicação (ECO-UFRJ-2010-2013). Mestre em Educação (UEM/PR-2004-2006). Especialista em Computação aplicada ao Ensino (UEM/PR-1999). Programa de Formação Pedagógica (CEFET/PR-2000). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (UNOPAR/PR-1995-1997). Atualmente é Professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO, no Departamento de Pedagogia, lecionando na Graduação: Novas tecnologias aplicadas à Educação, e Mestrado em Educação, nas disciplinas: Pesquisa em Educação, Tecnologia e Comunicação e, Comunicação, Educação e Tecnologia. Interesses de Pesquisas científicas nas áreas de: Comunicação e Educação, Pesquisa em Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação-TIC, Informática e Educação, Educação a Distância-EAD. Membro dos Grupos de Pesquisa autorizados pelo CNPq: Comunicação e Interfaces SocioCulturais- Linha: Comunicação e Educação; GETEC - Grupo de Estudos e Pesquisas Tecnologia, Educação e Cultura- Linha de Pesquisa: Tecnologia, Educação e Cultura- Vice-coordenadora; e GIEDH- Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre o Desenvolvimento Humano- Linha de Pesquisa: Processo de Ensino e de Aprendizagem. Coordenadora do Programa de Pos-Graduacao em Educação- nível Mestrado- PPGE/Unicentro/PR (2015-2016). Vice-Coordenadora do Programa de Pos-Graduação em Educação- nível Mestrado- PPGE/Unicentro/PR (2017-2019). Coordenadora Adjunta da UAB/UNICENTRO (2007-2016). Avaliadora de Educação Superior do Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia- LECET/Unicentro.

Graziella Medeiros Guadagnini, Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Pós-graduada em Fotografia pela Universidade de Araraquara. Graduada em Artes Visuais - Design de Interiores pela Universidade Federal de Goiás e graduanda em História- Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atualmente é docente na Faculdade Guarapuava e na Instituição Futura Educação Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Design e Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias, fotografia e design. Integrante do GETEC - Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Comunicação e é Coordenadora Pedagógica do LECET - Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Silva, W. K., Santinello, J., & Guadagnini, G. M. (2019). UMA BREVE DESCRIÇÃO SOBRE A CIBERCULTURA DOS HUE BR. Periferia, 11(2), 384–403. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.33505