“O MUNDO SE DESPEDAÇA” NA SALA DE AULA: ENSINO DE HISTÓRIA E LITERATURA

Autores

  • Lazaro de Souza Barbosa UEFS
  • Pedro Alberto Cruz de Souza Gomes

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31543

Palavras-chave:

literatura, ensino de história, religiosidade

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o diálogo entre história e literatura como possibilidade viável no ensino de história. Com a utilização do romance “O mundo se despedaça”, de Chinua Achebe, abre-se caminhos para o entendimento da história da África e dos africanos como preconizam as leis 10. 639/2003 e 11. 645/2008, para isso se utiliza de reflexões de autores como Jack Goddy,   Walter Mignolo e Edward Said. O trabalho apresenta considerações sobre as relações entre história e literatura, cotextualiza historicamente a obra do escritor nigeriano Chinua Achebe, analisa representação literária que o escritor faz sobre a religiosidade do povo Ibo e, por fim, pensa uma perspectiva de insurgência epistêmica com a utilização do livro “O mundo se despedaça” como recurso didático para o ensino de história.

Biografia do Autor

Lazaro de Souza Barbosa, UEFS

Graduando no curso de Licenciatura em História da UEFS e professor de História do Brasil no Projeto Malungos de Educação Popular/ Anguera/BA.

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

Barbosa, L. de S., & Gomes, P. A. C. de S. (2018). “O MUNDO SE DESPEDAÇA” NA SALA DE AULA: ENSINO DE HISTÓRIA E LITERATURA. Periferia, 10(1), 140–158. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31543