O GINGADO QUE VEM DA ÁFRICA: A CAPOEIRA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL

Autores

  • Maressa Carolina Lopes Faria Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Nayara Cristina Carneiro Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31023

Palavras-chave:

África, Diáspora, Identidade, Racismo, Capoeira

Resumo

A presente pesquisa analisa a influência da cultura africana na formação da identidade brasileira especificamente a partir da capoeira, discutindo identidade negra na capoeira. A questão principal é identificar se a valorização da influência africana a partir da capoeira é fator positivo no combate ao racismo, tendo em vista a percepção de indivíduos capoeiras. Para tanto, discute-se identidade a partir de Hall (2000) e Carvalho (2015), destacando a importância da cultura para a formação da identidade. Há ainda a análise dos primeiros registros iconográficos, o nascimento de uma nova tradição da capoeira (1930-1940) e o processo de folclorização e esportização (1950-1970), além do parecer que registrou a capoeira como patrimônio cultural do Brasil, utilizando-se de crítica bibliográfica como metodologia para a análise histórica. A discussão de identidade e a capoeira acontece a partir das colaborações de Areias (1983), Rego (1968) e Sodré (2002). Ao final, destaca-se como a capoeira é fundamental na valorização do negro e de sua história em nosso país, identificando as manifestações culturais negras, principalmente no que se trata da capoeira, incorporadas como contribuição para a cultura brasileira a partir do século XX.

Biografia do Autor

Maressa Carolina Lopes Faria, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana pela (UFG) Universidade Federal de Goiás (2015) e Graduada em História pela UEG (universidade Estadual de Goiás) Campus Iporá- GO (2007).

Nayara Cristina Carneiro Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/ UERJ), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (linha de pesquisa Educação, Trabalho e Movimentos Sociais), atuando principalmente em temas relacionados às juventudes. Possui título de especialista em Educação de Jovens e Adultos pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011) e graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2010).

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Faria, M. C. L., & Araújo, N. C. C. (2018). O GINGADO QUE VEM DA ÁFRICA: A CAPOEIRA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL. Periferia, 10(1), 179–201. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31023