CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Eleny Brandão Cavalcante Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29406

Palavras-chave:

educação de surdos, Vigotski, teoria histórico-cultural

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.29406

Este artigo é um recorte de minha tese de doutorado e busca analisar os dados empíricos correspondentes a 31 teses e dissertações (das quais 5 teses e 26 dissertações) que indicaram em seus resumos trabalharem com Marx, Vigotski e/ou com a teoria histórico-cultural, analisando a concepções de educação de surdos. A escolha desses critérios foi por serem referenciais marxistas. Essas pesquisas foram alcançadas a partir de um levantamento documental no banco de dados dos Programas de Pós-graduação em Educação reconhecidos pela CAPES, no tema da educação de surdos. Procuro demonstrar como as teses e dissertações concebem a educação de surdos. Como resultado indico um apanhado teórico de como a educação de surdos tem sido concebida nestas produções, no aspecto educacional.

Biografia do Autor

Eleny Brandão Cavalcante, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém –PA.

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Como Citar

Cavalcante, E. B. (2017). CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. Periferia, 9(1), 154–177. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29406