NARRATIVAS EM PRIMEIRA PESSOA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES, GÊNERO E SEXUALIDADES

Autores

  • Paulo Melgaço Silva Junior UFRJ
  • Marcio Caetano Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29379

Palavras-chave:

heteronormatividade, currículo, escola

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.29379

Neste texto, seguimos o entendimento de que as identidades são marcadas pela cultura, e reconhecemos a possibilidade de reinvenção do sujeito nos jogos interpelativos das regulações sexuais. Contudo, parece-nos que, independentemente de nossas trajetórias, intuímos as formas de ser, de estar ou de transitar nos marcadores político-sexuais ‘mulher’ e ‘homem’, tomando por base – e caminho – os instrumentos que nos educaram. Desse modo, a partir de experiências docentes descritas por meio das contribuições autoetnográficas, neste trabalho buscaremos questionar as práticas pedagógicas de gêneros e de sexualidades, com vista a interrogá-las sobre os discursos que tanto produziram modos de subjetivação quanto nos ensinaram formas heteronormativas complementares e assimétricas de projeção das performatividades sexuais.

Biografia do Autor

Paulo Melgaço Silva Junior, UFRJ

pós doutorando em educação pela UFRJ

Marcio Caetano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Líder do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Professor de Políticas Públicas da Educação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em História. A partir dos estudos feministas, decoloniais e queer, os temas de interesse e de pesquisa são: 1. desigualdades e marcadores sociais de diferenças; 2. currículos e culturas; 3. masculinidade(s)/homens; 4. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 5. Gênero. É co-editor da Revista Momento: diálogos em educação. Entre 2013 e 2014, ocupou a secretaria executiva da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura- ABEH - e a suplência no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Atualmente é membro do Conselho Superior (CONSUN) da FURG.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Silva Junior, P. M., & Caetano, M. (2017). NARRATIVAS EM PRIMEIRA PESSOA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES, GÊNERO E SEXUALIDADES. Periferia, 9(2), 38–58. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29379