BICHAS DESTRUIDORAS MESMO: CONSTRUINDO UMA VIADA BEM AFEMINADA

Autores

  • Anderson Cacilhas Santiago Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Naiara Ferreira Vieira Castello Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Alexsandro Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29360

Palavras-chave:

gays afeminados, heteronormatividade, identidade

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.29360

Este artigo busca desenvolver uma discussão analítica e crítica acerca da produção da identidade afeminada, a partir de dois vídeos e um filme documentário, publicados na internet: “Gays afeminados”; “Lázaro, 22”; e “Bichas, o documentário”. Essas produções audiovisuais contestam o lugar de abjeto destinado aos gays afeminados, retomando-os como potência transformadora. Junto às teóricas e aos teóricos queer, dos estudos culturais, feministas, pós-estruturalistas e da comunicação social, neste artigo busca-se questionar o caráter ofensivo que se atribui à feminilidade nas relações estabelecidas entre as bichas e na militância LGBT e a tentativa de extinguir o que é culturalmente classificado como feminino da construção dos corpos e das identidades. Acredita-se que tais vídeos, sobretudo a partir do momento em que extrapolam o ambiente da internet e influenciam o agendamento da grande mídia, tornam-se ferramentas de transformação do modelo de dominação masculinista, inclusive do ideal de masculinidade hegemônica e da heteronormatividade afirmados pelas próprias bichas.

Biografia do Autor

Anderson Cacilhas Santiago, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Anderson Cacilhas Santiago (ocacilhas@gmail.com). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFES. É mestrando do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional, bolsista pela CAPES, e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs). Especialista em Gestão Cultural pelo Senac Rio.

Naiara Ferreira Vieira Castello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Psicologia e cursa o mestrado em Psicologia Institucional na UFES com financiamento da CAPES, mediante bolsa de pesquisa.

Alexsandro Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde atua como professor. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs).

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Santiago, A. C., Castello, N. F. V., & Rodrigues, A. (2017). BICHAS DESTRUIDORAS MESMO: CONSTRUINDO UMA VIADA BEM AFEMINADA. Periferia, 9(2), 156–180. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29360