AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: A CRIAÇÃO DE AULAS SINALIZADAS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28879Keywords:
TICs, acessibilidade, ensino superiorAbstract
DOI: 10.12957/periferia.2017.28879
As tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são, atualmente, um dos maiores facilitadores na inserção de surdos nas Instituições de Ensino Superior (GEDIEL; SOARES; OLIVEIRA, 2016). Porém, construir essas tecnologias permanece um desafio enfrentado pelos profissionais envolvidos nessa tarefa. A unidade de ensino à distância de uma Instituição de Ensino Superior na Zona da Mata Mineira criou um novo conceito de aula visando a ensejar o ensino-aprendizagem de um surdo estudante de ciências exatas, denominada aula sinalizada. O percurso metodológico da construção dessa nova ferramenta foi através de referencial teórico, grupos de estudos e visitas técnicas. O processo de construção desse material consiste em cinco fases. Na primeira, o professor disponibiliza o roteiro e outros materiais da disciplina para a equipe. Na segunda, é construída a glosa (FERREIRA BRITO, 1995) baseada no material. Na terceira, os surdos e intérpretes revisam a glosa e oferecem soluções aos problemas identificados. Na quarta fase, a equipe produz um audioguia e inicia as gravações das aulas sinalizadas. Na quinta e última fase, o material é finalizado e é disponibilizado ao aluno. A construção da aula sinalizada foi um grande desafio para a metodologia de ensino para surdos, pois, como ficou evidenciado, trata-se de um método que, apesar de eficaz, mobiliza vários agentes. O desenvolvimento desses materiais, além de proporcionar ao surdo uma real aprendizagem do conteúdo, proporciona também uma maior proximidade e integração ao cotidiano universitário.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).