AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: A CRIAÇÃO DE AULAS SINALIZADAS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Isabela Martins Miranda Universidade Federal de Viçosa
  • Victor Luiz Alves Mourão Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Luisa Borba Gediel Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28879

Palavras-chave:

TICs, acessibilidade, ensino superior

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.28879

As tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são, atualmente, um dos maiores facilitadores na inserção de surdos nas Instituições de Ensino Superior (GEDIEL; SOARES; OLIVEIRA, 2016). Porém, construir essas tecnologias permanece um desafio enfrentado pelos profissionais envolvidos nessa tarefa. A unidade de ensino à distância de uma Instituição de Ensino Superior na Zona da Mata Mineira criou um novo conceito de aula visando a ensejar o ensino-aprendizagem de um surdo estudante de ciências exatas, denominada aula sinalizada. O percurso metodológico da construção dessa nova ferramenta foi através de referencial teórico, grupos de estudos e visitas técnicas. O processo de construção desse material consiste em cinco fases. Na primeira, o professor disponibiliza o roteiro e outros materiais da disciplina para a equipe. Na segunda, é construída a glosa (FERREIRA BRITO, 1995) baseada no material. Na terceira, os surdos e intérpretes revisam a glosa e oferecem soluções aos problemas identificados. Na quarta fase, a equipe produz um audioguia e inicia as gravações das aulas sinalizadas. Na quinta e última fase, o material é finalizado e é disponibilizado ao aluno. A construção da aula sinalizada foi um grande desafio para a metodologia de ensino para surdos, pois, como ficou evidenciado, trata-se de um método que, apesar de eficaz, mobiliza vários agentes. O desenvolvimento desses materiais, além de proporcionar ao surdo uma real aprendizagem do conteúdo, proporciona também uma maior proximidade e integração ao cotidiano universitário.

Biografia do Autor

Isabela Martins Miranda, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal Viçosa, já participou de vários projetos de extensão como o Centro Acadêmico, a Empresa Júnior do Curso, Embaixadora da Universidade e a Associação de Jovens, AIESEC. Também já estagiou na Diretoria de Material da Universidade, no setor de compras e no Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais, também da instituição. Atualmente, desenvolve pesquisa científica no campos da TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação -, Libras - Língua Brasileira de Sinais - e mapeamento por redes de contato.

Victor Luiz Alves Mourão, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa. Doutor em sociologia pelo Instituto de Estudos Socias e Políticos (IESP-UERJ).

Ana Luisa Borba Gediel, Universidade Federal de Viçosa

Antropóloga e professora Adjunta IV do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa do CNPq: Crenças sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas (CEALI).

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Miranda, I. M., Mourão, V. L. A., & Gediel, A. L. B. (2017). AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: A CRIAÇÃO DE AULAS SINALIZADAS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR. Periferia, 9(1), 243–262. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28879