IMPLICAÇÕES DOS DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Miriam Adalgisa Bedim Godoy Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Maria Amelia Almeida Universiadade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28777

Palavras-chave:

educação especial, deficiência intelectual, distúrbios respiratórios do sono, revisão sistemática

Resumo


DOI: 10.12957/periferia.2017.28777

Nos últimos anos, as pesquisas sobre os distúrbios respiratórios do sono em crianças e adolescentes com desenvolvimento típico têm ampliado. As pesquisas constataram que o sono de má qualidade interfere nas competências físicas e intelectivas do ser humano. Como seria a influência desse distúrbio em educandos com deficiência intelectual? O estudo teve por objetivo verificar e analisar nas publicações científicas a influência dos distúrbios respiratórios do sono em escolares com deficiência intelectual. Trata-se um delineamento sistemático de cunho qualitativo. O levantamento foi realizado no período que compreende os anos de 2000 a 2016. Os artigos estavam indexados bases de dados EBSCOhost, DOAJ, ERIC e SciELO Brasil. Os descritores utilizados foram i) distúrbios respiratórios do sono e dificuldade de aprendizagem; ii) distúrbios respiratórios do sono e deficiência intelectual; iii) distúrbios respiratórios do sono e etiologia da deficiência intelectual; iv) distúrbios respiratórios do sono e déficit intelectual. A busca também foi realizada em língua inglesa, a saber: i) sleep-disordered breathing and learning disability; ii) sleep-disordered breathing and Intellectual disability; iii) sleep-disordered breathing and Etiology intellectual disability; iv) sleep-disordered breathing and Intellectual deficit. Com base nesses descritores, foram encontradas 43 pesquisas. Entretanto, considerando-se os requisitos elegidos para este estudo, apenas sete artigos compuseram o corpus final de análise. Desses, quatro eram estudos experimentais, dois de revisões de literatura e um do tipo longitudinal. As pesquisas revelaram que a influência dos distúrbios do sono junto às crianças e aos adolescentes com deficiência intelectual é recente e limitada, porém, tais distúrbios respiratórios do sono interferem significativamente na qualidade de vida, bem como nos aspectos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Esse levantamento ressaltou a necessidade de pesquisas brasileiras, sobretudo em Educação Especial, de se preocuparem em inserir os distúrbios respiratórios do sono nos estudos junto a essa população escolar.


Biografia do Autor

Miriam Adalgisa Bedim Godoy, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda em Educação Especial - UFSCar

Professora do Departamento de Pedagogia - Irati

Experiência em educação Especial e Inclusiva

Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Maria Amelia Almeida, Universiadade Federal de São Carlos

PhD em Educação Especial. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - SP

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Godoy, M. A. B., & Almeida, M. A. (2017). IMPLICAÇÕES DOS DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: REVISÃO SISTEMÁTICA. Periferia, 9(1), 312–333. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28777