ESCOLAS MULTISSERIADAS NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA

Autores

  • José Valderi Farias de Souza Mestre em Educação. Professor da Universidade Federal do Acre. Membro do grupo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais.
  • Rafael Marques Gonçalves Professor da Universidade Federal do Acre Doutorando em Educação - ProPEd

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.28262

Palavras-chave:

Intensificação, Profissão docente, Ensino Multisseriado, Currículo

Resumo

O artigo discute o conceito de trabalho em escolas multisseriadas e os processos de intensificação do trabalho na educação do campo/floresta. O texto aponta que ser professor do ensino fundamental em escolas rurais implica lecionar diversas áreas de conhecimento para diversas séries, assegurando o domínio de todos os alunos nas diferentes áreas curriculares. Por conseguinte, na Amazônia, a singularidade de seus espaços e os desafios que requerem ser superados, exigem dos educadores, nem sempre especialistas, o enfrentamento de uma realidade para as quais, talvez, não foram devidamente preparados. As inquietudes dos homens e mulheres da floresta se projetam em outros contextos, que não aqueles impostos pelo currículo transplantado da cidade aos espaços rurais. O professor do campo neste contexto é, em sua gênese, polivalente, intensificado e precarizado. A pesquisa, em seu estágio inicial, aponta os elementos que tornam o trabalho docente no campo imensamente intensificado, na busca de redimensioná-lo e contribuir para uma crítica profunda das condições de trabalho do professor neste espaço.

Biografia do Autor

Rafael Marques Gonçalves, Professor da Universidade Federal do Acre Doutorando em Educação - ProPEd

Professor da Universidade Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação (2012) e Pedagogo (2007) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Currículo, Práticas Cotidianas, Formação e Cotidiano Escolar.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Farias de Souza, J. V., & Gonçalves, R. M. (2018). ESCOLAS MULTISSERIADAS NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA. Periferia, 10(1), 244–260. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.28262