CONHECIMENTO, CONHECIMENTO ESCOLAR E DISCURSO PEDAGÓGICO

Autores

  • Carlos Augusto Aguilar Júnior Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.27988

Resumo

Discutimos alguns trabalhos que se debruçam sobre os sentidos do conhecimento aliado ao conhecimento escolar. Pretendemos apresentar ideias centrais dos referenciais abordados, procurando identificar tencionamentos neles presentes, bem como as contribuições trazidas à compreensão dos mecanismos de produção e legitimação daquilo que se entende por “Conhecimento”, explicitando os processos de reinterpretação e de didatização do conhecimento – Conhecimento Escolar. Queremos apresentar as discussões em torno do Conhecimento e Conhecimento Escolar, ressaltando os contextos de produção e reprodução do Discurso Pedagógico. Ressaltamos a importância do conhecimento no processo de escolarização para formação plena do indivíduo, através de estruturas curriculares que, pautadas por estratégias e registros de superação dos paradigmas tecnicistas, valorizem o conhecimento escolar enquanto produção e possibilidade de acesso ao Conhecimento.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Aguilar Júnior, C. A. (2018). CONHECIMENTO, CONHECIMENTO ESCOLAR E DISCURSO PEDAGÓGICO. Periferia, 10(1), 229–243. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.27988