TEMPO DE UMA NOVA VIDA E ESPAÇO DA RESISTÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE GESTANTES E PUÉRPERAS DO PREVENTÓRIO COM A FRENTE DE SAÚDE POPULAR DO MTST

Autores

  • Karina de Cássia Caetano Projeto de extensão popular Liga Multidisciplinar de Saúde da Família – UFF e aluna no Programa de Pós-graduação em Educação, comunicação e cultura - Uerj.

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.27673

Palavras-chave:

grupo de gestantes, MTST, preventório, tempo, território

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.27673

Esta pesquisa nasce do encontro da pesquisadora com o Grupo de Gestantes do Preventório, vinculado a Frente de Saúde Popular do MTST e ao projeto de extensão Liga Multiprofissional de Saúde da Família - UFF. Campo que articula múltiplos sujeitos e coloca saberes populares, femininos e favelados em diálogo com conhecimentos médicos e acadêmicos. Pela educação popular em saúde, tempo, espaço e sujeitos são (re)pensados para compreender coletivamente como as participantes entendem a si, a maternagem e seus direitos. Objetivamos analisar como elas se organizam no território e como vivem o decurso da gestação junto desse processo educativo, fazendo: 1) Breve histórico do MTST, Grupo de Gestantes e Preventório; 2) Analisando a atuação da Frente de Saúde no território.

 

[1] É graduada em filosofia, doula e feminista. Pesquisa a relação entre educação popular de mulheres e a humanização do parto e nascimento desde 2008. Atualmente é colaboradora externa no projeto de extensão popular Liga Multidisciplinar de Saúde da Família – UFF.  Contatos são bem vindos pelo email karinacaetanos@gmail.com .

Biografia do Autor

Karina de Cássia Caetano, Projeto de extensão popular Liga Multidisciplinar de Saúde da Família – UFF e aluna no Programa de Pós-graduação em Educação, comunicação e cultura - Uerj.

Está vinculada ao programa de mestrado em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas, Uerj/FEBF Duque de Caxias. Atualmente, realiza pesquisa sobre a relação entre a educação popular de Mulheres e a humanização do parto e nascimento junto ao Projeto de extensão popular Liga Multidisciplinar de Saúde da Família – UFF e ao NuDES - Núcleo de Estudos e Pesquisa: Diferença, Educação, Gênero e Sexualidades". Tem experiências nas áreas de ensino, filosofia, gênero e humanização. É licenciada em Filosofia, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Caetano, K. de C. (2017). TEMPO DE UMA NOVA VIDA E ESPAÇO DA RESISTÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE GESTANTES E PUÉRPERAS DO PREVENTÓRIO COM A FRENTE DE SAÚDE POPULAR DO MTST. Periferia, 9(2), 139–155. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.27673