O AMBIENTE ESCOLAR E A VALORIZAÇÃO CULTURAL INDÍGENA

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2016.21990

Palavras-chave:

valorização indígena, culturas, escola pública, ensino

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2016.21990

 

O texto aqui apresentado se coloca como um dos frutos da pesquisa acadêmica realizada na Universidade Federal do Tocantins – UFT através do projeto de extensão intitulado “Reflexões sobre a estética indígena para o campo da Arte-Educação”. Tal projeto ocorreu entre os anos de 2012 e 2013 no campus de Tocantinópolis, no curso de Pedagogia e envolveu, basicamente, estudantes de tal curso.  O projeto buscou relacionar a estética indígena e sua possível utilização nas aulas escolares da região, incentivando futuros professores a se utilizarem de tal concepção estética. Este artigo tentou dar a entender a importância da instituição escolar na valorização do contexto multicultural de seus estudantes, usando como exemplo a questão dos fazeres e saberes artísticos indígenas. Os resultados deste escrito deixam ver possibilidades de trabalho com obras de arte indígenas na escola e a necessidade de desconstrução das representações dos indígenas como pontos positivos para a valorização destes brasileiros e para o incremento de saberes dos estudantes escolares.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em História da Arte e mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios pela Universiteit Leiden (Países Baixos), Licenciado em Educação Artística (UERJ) e em Pedagogia (FIC). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Downloads

Publicado

2017-03-07

Como Citar

Rodrigues, W. (2017). O AMBIENTE ESCOLAR E A VALORIZAÇÃO CULTURAL INDÍGENA. Periferia, 8(1), 106–122. https://doi.org/10.12957/periferia.2016.21990