CAPOEIRA E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Maria Alice Rezende Gonçalves, Vinícius Oliveira Pereira

Resumo


DOI: 10.12957/periferia.2015.21976

O artigo discute a proposta do Programa Mais Educação para introdução da capoeira no espaço escolar. Tendo como pano de fundo um cenário de fortalecimento da etnicidade afro-brasileiro, debatemos em que medida a introdução da capoeira promovida pelo referido Programa pode colaborar para implementação da Lei 10639/03, responsável por incluir na LDBEN a temática "História e Cultura Afro-Brasileira”. Concluímos que apesar do reconhecimento da capoeira como patrimônio imaterial e da orientação para trabalhar com seus múltiplos aspectos, os sentidos atribuídos a ela no cotidiano escolar estão em disputa. Dessa forma, a capoeira pode ser pensada como cultura afro-brasileira, como patrimônio nacional ou ainda como simplesmente uma prática esportiva.


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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540