INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA LEI 11.645/08 NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Carla Beatriz Meinerz
  • Claudia Pereira Antunes
  • Maria Aparecida Bergamaschi

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2015.21972

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2015.21972

O artigo analisa os movimentos de aplicação da Lei 11.645/08 na educação básica do Rio Grande do Sul, a partir da descrição de ações de implementação: o Grupo de Trabalho Afro-indígena e o Grupo de Trabalho 26-A. Propõe pensar na lei como uma possibilidade para o diálogo intercultural, e para o repensar da apropriação da temática indígena nas escolas. Discute o conceito de interculturalidade e o princípio da educação das relações étnico-raciais. Evidencia a necessidade de construção de referenciais capazes de embasar currículos interculturais que visibilizem o indígena contemporâneo, e evidenciem as especificidades da formação sociocultural do Rio Grane do Sul.

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Publicado

2016-03-12

Como Citar

Meinerz, C. B., Antunes, C. P., & Bergamaschi, M. A. (2016). INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA LEI 11.645/08 NO RIO GRANDE DO SUL. Periferia, 7(1), 90–106. https://doi.org/10.12957/periferia.2015.21972