POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E O DIREITO À EDUCAÇÃO: DESAFIOS DE ACESSO E DE PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Kelly Russo
  • Edson Diniz

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2015.21970

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2015.21970

No Brasil, o cenário das políticas públicas de educação superior tem sido marcado pela intensificação dos debates acerca do acesso diferenciado de grupos socialmente desfavorecidos à universidade, por meio de ações afirmativas. Em consequência, o direito à educação e um conjunto de questões muito variado, tem desafiado a universidade brasileira, principalmente quando o assunto é o acesso e a permanência de estudantes indígenas. Através da revisão bibliográfica, análise de documentação e entrevistas realizadas com estudantes indígenas universitários, constatamos que o direito ao acesso à universidade não significa o direito ao ensino superior.

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Publicado

2016-03-12

Como Citar

Russo, K., & Diniz, E. (2016). POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E O DIREITO À EDUCAÇÃO: DESAFIOS DE ACESSO E DE PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Periferia, 7(1), 46–65. https://doi.org/10.12957/periferia.2015.21970