PANORAMA DA SITUAÇÃO SOCIOECONOMICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DE SÃO JOÃO DE MERITI-RJ

Tania de Assis Souza Granja, Maria de Lourdes Rangel Tura

Resumo


Tania de Assis Souza Granja, Maria de Lourdes Rangel Tura

DOI: 10.12957/periferia.2013.15342

Este artigo é desdobramento da pesquisa de doutorado realizada em duas escolas municipais da rede pública de São João de Meriti. Apresenta-se uma reflexão sobre o perfil socioeconômico de alunos e alunas do 7º ano de escolaridade que participaram do estudo. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico em que, na primeira parte do trabalho, foram feitos questionários com alunos e alunas, visando seu ambiente, condições de vida e renda familiar. O aporte teórico constituiu-se de Bourdieu (1999), Tura (2011), Freitas (2007) e Montali; Tavares (2008), dentre outros. Os dados coletados ajudam a conhecer um pouco da realidade social e econômica de alunos e alunas que frequentam na atualidade o ensino público daquele município, com seus impactos sobre o cotidiano da escola.


Palavras-chave


Ensino fundamental, cotidiano escolar, situação socioeconômica de alunos/as, abordagem etnográfica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2013.15342

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil  

Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540