GRÊMIO ESTUDANTIL E O COTIDIANO DA ESCOLA: O JOGO POLÍTICO ESCOLAR EM UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Camila Moura

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2013.15340

Palavras-chave:

grêmios escolares, experiência política formativa, cotidiano escolar

Resumo

Camila Moura

DOI: 10.12957/periferia.2013.15340

Este artigo apresenta reflexões oriundas de minha pesquisa de mestrado concluída em 2013 junto ao PPGE-PUC-Rio. A mesma procurou reconhecer e analisar a dimensão política de práticas sociais, por meio de estudo de caso, junto a um grêmio de estudantes. A partir da reunião e análise de dados qualitativos levantados em campo, pude observar o envolvimento do grêmio em uma espécie de jogo político escolar, caracterização justificada pela presença de dois lados (o grêmio e a escola), em disputa por espaços de atuação em um território comum (o colégio). A política, neste sentido, foi concebida como prática cotidiana e experiência formativa, espaço de vivência e da relação com o outro, ancorada nas perspectivas da estratégia de convivência (PARO, 2002) e na relação amigo-inimigo (BOBBIO, 1986; SCHMITT, 1992). No caso estudado, concluiu-se que, a partir de seu envolvimento no jogo político escolar, os estudantes buscavam transformar seu cotidiano educacional, utilizando negociação e barganha na disputa por espaços de atuação e maior liberdade de ação em sua escola, prática reconhecida como possuidora de forte dimensão política, conferindo às instituições de ensino potencial considerável na construção de uma experiência política formativa nos estudantes.

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Publicado

2015-02-26

Como Citar

Moura, C. (2015). GRÊMIO ESTUDANTIL E O COTIDIANO DA ESCOLA: O JOGO POLÍTICO ESCOLAR EM UM ESTUDO DE CASO. Periferia, 5(2), 95–112. https://doi.org/10.12957/periferia.2013.15340