REDES DE SABERES: PENSAMENTO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Marcus Cavalcanti UNIGRANRRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.12478

Palavras-chave:

Palavras-chave, rede, interdisciplinaridade, conhecimento

Resumo

RESUMO

A importância de estruturar diferentes ciências sob a perspectiva de redes mostra que saberes teóricos e práticos podem conviver em um mesmo ambiente, se influenciando mutuamente. O fenômeno que a princípio parece objeto de estudo de apenas uma ciência também pode ser estudado por outras. Modificações e influências mútuas ocorrem quando diferentes modalidades de conhecimentos convivem em um mesmo trabalho. É marcante na educação contemporânea a presença do saber compartimentado. Não se estabelece conexão entre as disciplinas e essas são apresentadas aos estudantes como conhecimentos apartados uns dos outros, criando barreiras para uma concepção do conhecimento como um todo. A educação interdisciplinar tem sido a medida de maior recorrência para superar essa fragmentação do saber. A crítica à fragmentação das ciências contemporâneas traz várias discussões epistemológicas acerca da complexidade e dos paradigmas do conhecimento e, nessa perspectiva, busca expor as implicações de uma tentativa de se derivar um pensamento  a partir da filosofia de Deleuze, que se configura como uma prática rizomática, em contraponto ao modelo epistemológico arbóreo cartesiano.

Biografia do Autor

Marcus Cavalcanti, UNIGRANRRIO

Graduado e Especialista em Filosofia - Mestrando Bolsista da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

Cavalcanti, M. (2018). REDES DE SABERES: PENSAMENTO INTERDISCIPLINAR. Periferia, 10(1), 261–273. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.12478