REDES DE SABERES: PENSAMENTO INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2018.12478Palavras-chave:
Palavras-chave, rede, interdisciplinaridade, conhecimentoResumo
RESUMO
A importância de estruturar diferentes ciências sob a perspectiva de redes mostra que saberes teóricos e práticos podem conviver em um mesmo ambiente, se influenciando mutuamente. O fenômeno que a princípio parece objeto de estudo de apenas uma ciência também pode ser estudado por outras. Modificações e influências mútuas ocorrem quando diferentes modalidades de conhecimentos convivem em um mesmo trabalho. É marcante na educação contemporânea a presença do saber compartimentado. Não se estabelece conexão entre as disciplinas e essas são apresentadas aos estudantes como conhecimentos apartados uns dos outros, criando barreiras para uma concepção do conhecimento como um todo. A educação interdisciplinar tem sido a medida de maior recorrência para superar essa fragmentação do saber. A crítica à fragmentação das ciências contemporâneas traz várias discussões epistemológicas acerca da complexidade e dos paradigmas do conhecimento e, nessa perspectiva, busca expor as implicações de uma tentativa de se derivar um pensamento a partir da filosofia de Deleuze, que se configura como uma prática rizomática, em contraponto ao modelo epistemológico arbóreo cartesiano.
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