Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos: permitem acesso à fonte quando clicados.
  • O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 

  1. A Revista Periferia publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação, Cultura e Comunicação, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade, sendo estes inéditos. 
  2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, ensaios, entrevistas e resenhas.
  3. Para submeter o trabalho, o autor necessita de cadastro no sistema. Não há custo para os autores.
  4. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas indicadas no Template de Submissão <https://docs.google.com/document/d/1P2qb3eSVv8fgpUfgzV_bOy8o5nWJ-gqM/edit?usp=sharing&ouid=115293315243950697446&rtpof=true&sd=true>.
  5. Os trabalhos enviados serão apreciados por membros do Comitê Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas ou consultores ad hoc, sem identificação. O nome dos avaliadores e dos autores será mantido em sigilo (blind review).
  6. A Revista, através do editor científico ou do editor gerente, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.
  7. A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar e aceitar submissões de artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a dois anos.
  8. Os textos dos artigos deverão ter uma extensão entre 30.000 a 50.000 caracteres (com espaços), não contados o resumo, abstract e as referências.
  9. Os textos de resenha deverão ter no máximo 10.000 caracteres. Essa produção deverá apresentar o comentário sobre uma obra atual, ou relançamento de algum clássico no campo da Educação, Cultura e Comunicação. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais ideias do autor e apresentar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da Educação, Cultura e Comunicação, devendo conter todas as informações bibliográficas destinadas à identificação do trabalho comentado, bem como a imagem da capa do livro, digitalizada em formato “.jpg” [200dpi].
  10. Os manuscritos deverão ser escritos, preferencialmente, em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa, com no máximo 3 autores (pelo menos um com pós-graduação stricto sensu concluído). 
  11. O(s) nome(s) do(s) autor(es) NÃO deve ser colocado no arquivo enviado na submissão. Deve(m) ser incluído(s), por extenso através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar os créditos acadêmicos e profissionais no campo Biografia (titulação – incluir todas da mais recente para a mais antiga, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país). No item URL deve ser disponibilizado o link do Currículo Lattes, e no item ORCID o link do ID do referido autor. CASO OS METADADOS ESTEJAM INCOMPLETOS O ARTIGO SERÁ RECUSADO E UMA NOVA SUBMISSÃO DEVERÁ SER REALIZADA.
  12. Os manuscritos deverão ser encaminhados eletronicamente pelo SEER, <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/index>. O texto deverá obrigatoriamente utilizar o template disponibilizado para download no cabeçalho da página, e estar digitado no editor Microsoft Word (doc, docx, rtf).
  13. O arquivo não poderá exceder o limite de 2Mb.
  14. Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de rodapé devem ser para alguma informação de caráter explicativo. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
  15. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da Educação, Cultura e Comunicação;
  16. Após terem os textos aceitos para publicação, os autores deverão encaminhar Autorização para publicação e Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autoriais;
  17. A versão final do texto, aprovada para publicação, deverá passar por revisão ortográfica e gramatical feita por profissional qualificado. Para atestar a revisão, a Declaração de Revisão Ortográfica deverá ser encaminhada para o e-mail: periferiauerj@gmail.com;
  18. Para garantir a celeridade no processo avaliativo, a Revista Periferia agradece ao(s) autor(es) que conseguirem indicar no ato da submissão, no campo "comentários", dois professores doutores que possam contribuir com a avaliação de outros manuscritos;
  19. O autor (autores), desde que atenda as condições editoriais, se voluntariará (ão) a avaliar ao menos um manuscrito do periódico, independentemente do resultado do processo de avaliação de sua submissão;
  20. Será permitido uma publicação a cada 2 anos, aos autores e co-autores de artigos e resenhas publicados na Revista;
  21. Referências: Devem vir, ao final do trabalho, em ordem alfabética, pelo último sobrenome do autor em caixa-alta (maiúsculas), segundo a norma NBR 6023/2018, da ABNT.

 

  1. - Livro de um só autor:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título em itálico. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas não se usa mais.

- Livro de dois autores:

SOBRENOME, Nome por extenso; SOBRENOME, Nome por extenso. Idem ao primeiro exemplo.

- Livro de três autores:

SOBRENOME, Nome por extenso; SOBRENOME, Nome por extenso; SOBRENOME, Nome por extenso. Idem ao primeiro exemplo

- Livro de mais de três autores:

SOBRENOME, Nome por extenso et al. Idem ao primeiro exemplo.

- Capítulo em livros:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome por extenso (Ed/Org.). Título do livro em itálico. Idem ao primeiro exemplo. Número das páginas inicial e final.

- Artigos em Revistas:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em itálico, Local da publicação, volume, número, página(s), mês/ano.

- Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título da dissertação ou tese em itálico. Total de folhas. Tipo (Dissertação ou Tese), Nome do curso. (Mestrado em Educação ou Doutorado em Educação), Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), Local, data.

- Artigos em jornais:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/Seção, número, página(s).

- Trabalho em evento:

SOBRENOME, Nome por extenso. Título do artigo sem aspas ou itálico. In: NOME DO EVENTO EM MAIÚSCULAS, ano, local, Titulo dos Anais em itálico. Local de Edição: Editora, ano. página(s).

- Material disponível na internet: Referenciar de acordo com o tipo de material, como nos itens acima e, ao final, acrescentar Disponível em: <link> . Acesso em: data do acesso.

 

Propostas de Dossiê

As propostas enviadas a Revista Periferia serão analisadas previamente pelo Conselho Editorial, devem ser submetidas por um(a) pesquisador(a) responsável pela organização do número com pós-graduação stricto sensu. Primeiramente, deve-se enviar a proposta do dossiê temático para o e-mail: periferiauerj@gmail.com, incluindo:

1. Apresentação com título, justificativa e relevância do tema;

a. Resumo de cada artigo, com até 250 palavras, que comporá o número;

b. Cada número deverá ser composto por, no mínimo, oito e, no máximo, doze artigos. Eventualmente, podemos abrir exceção para a inclusão de mais textos, desde que esteja justificado na proposta e que considere o critério 2;

c. Curriculum abreviado dos autores, apresentando suas titulações e vinculações institucionais.

2. A proposta deverá expressar a diversidade teórico-metodológica do campo; contemplar diferentes instituições e regiões do país (são aceitos, no máximo, dois artigos da mesma instituição), e incluir, necessariamente, a participação de autores filiados a instituições brasileiras e internacionais.

a. A critério do organizador, podem constituir na proposta artigos redigidos nos idiomas português, inglês e espanhol;

b. Os textos originais completos serão submetidos à apreciação prévia do Conselho Editorial, seguindo o mesmo processo de avaliação dos artigos de fluxo contínuo;

3. Processo de submissão:

a. A proposta previamente encaminhada à apreciação do Comitê Editorial, se aprovada, deverá ser submetida pelo(a) organizador/a conforme cronograma definido entre a revista e o pesquisador, contando a partir da data de comunicação de aprovação, no Sistema da Revista Periferia, que utiliza o Open Journal System.

b. Cada autor deverá se registrar no sistema e submeter o seu artigo para apreciação do Conselho Editorial, indicando no campo “Comentário do autor” o título da proposta do dossiê ao qual pertence. O acesso ao sistema de cadastro pode ser realizado a partir de: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/user/register>

c. A apresentação formal dos textos originais e doc. suplementar deverá seguir as Diretrizes para autores informadas no endereço:

<https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/about/submissions#authorGuidelines>

4. Cabe ao organizador da proposta aprovada as seguintes funções:

a. seguir o fluxo editorial para todos os textos submetidos ao dossiê (recepção das submissões no sistema, indicação dos avaliadores, decisão editorial e comunicação com os autores).

b. supervisionar o trabalho de submissão dos autores convidados;

c. acompanhar, se for o caso, o processo de reformulação dos artigos com os autores;

d. definir a ordem dos textos a serem publicados;

e. cuidar do número de paginas do conjunto e cumprimento das normas de apresentação dos textos;

f. redigir a apresentação;

g. cumprir a entrega dos textos revisados no prazo estipulado;

1.Os manuscritos deverão ser escritos, preferencialmente, em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa, com no máximo 3 autores. São aceitos, eventualmente, textos em língua francesa.

Artigos

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