Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Periferia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

  1. A Revista Periferia publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação, Cultura e Comunicação, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.
  2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, ensaios e resenhas.
  3. Para submeter o trabalho, o autor necessita de cadastro no sistema. Não há custo para os autores.
  4. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas.
  5. Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas ou  consultores ad hoc, sem identificação. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.
  6. A Revista, através do editor científico ou do editor gerente, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.
  7. A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar e aceitar submissões de artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a duas edições.
  8. Os textos dos artigos deverão ter uma extensão entre 25.000 a 40.000 caracteres, não contados o resumo, abstract e as referências.
  9. Os textos de resenha deverão ter no máximo 10.000 caracteres. Essa produção deverá apresentar o comentário sobre uma obra atual, ou relançamento de algum clássico no campo da Educação, Cultura e Comunicação. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais ideias do autor e apresentar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da Educação, Cultura e Comunicação, devendo conter todas as informações bibliográficas destinadas à identificação do trabalho comentado, bem como a imagem da capa do livro, digitalizada em formato “.jpg” [200dpi].
  10. Os manuscritos deverão ser escritos, preferencialmente, em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa, com no máximo 3 autores. São aceitos, eventualmente, textos em língua francesa.
  11. Os manuscritos deverão ser encaminhados eletronicamente pelo SEER, <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/index>. O texto deverá seguir o template disponibilizado no cabeçalho da página, e estar digitado no editor Microsoft Word (doc, docx, rtf, txt).
  12. Cada artigo deverá, obrigatoriamente, ser encabeçado por um título em português, em inglês e em espanhol, o título não poderá exceder 100 caracteres com espaços. Se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol, em português e em inglês. O texto deverá apresentar, inicialmente, um resumo com 150 a 250 palavras , em português, inglês (abstract) e espanhol (resumen); para isso ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. Se o texto estiver escrito em espanhol, deverá ter resumo em espanhol, em português e em inglês (abstract). O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas de três a cinco palavras-chave em português, espanhol e inglês.
  13. Caso haja imagens, deverão ser incluídas no corpo do texto.
  14. O arquivo não poderá exceder o limite de 2Mb.
  15. O(s) nome(s) do(s) autor(es), máximo de 3 não deve ser colocado no arquivo enviado na submissão. Deve(m) ser incluído(s), por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar os créditos acadêmicos e profissionais no campo Biografia (titulação – incluir todas, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país). No item URL deve ser disponibilizado o endereço para o link do currículo Lattes, e no item ORCID o link do referido autor.
  16. Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de rodapé devem ser para alguma informação de caráter explicativo. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
  17. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da Educação, Cultura e Comunicação.
  18. Citações devem seguir as normas atuais da ABNT: as citações literais curtas deverão ser integradas ao parágrafo, colocadas entre aspas e seguidas pelo sobrenome do autor (em maiúsculas), ano de publicação e página ou páginas do texto citado, entre parênteses (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx-xx). Se o sobrenome do autor está citado no corpo do texto, terá apenas a inicial maiúscula, ficando entre parênteses apenas o ano e a página. Exemplo: Conforme tem enfatizado Scalabch (2004, p. 18) etc. As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, com 4 cm de recuo em relação à margem esquerda. As referências parafraseadas devem ser incorporadas ao texto indicando entre parênteses o sobrenome do autor e o ano da publicação (SCALABCH, 2004). Destaques em geral deverão ser feitos com itálico, não se utilizando negrito ou sublinhado.
  19. Referências: Devem vir, ao final do trabalho, em ordem alfabética, pelo último sobrenome do autor em caixa-alta (maiúsculas), segundo a norma NBR 6023, da ABNT:

 

  1. - Livro de um só autor:

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas não se usa mais.

- Livro de dois autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

- Livro de três autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo

- Livro de mais de três autores:

SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

- Capítulo em livros:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed/Org.). Título do livro em itálico. Idem ao primeiro exemplo. Número das páginas inicial e final.

- Artigos em Revistas:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em itálico, Local da publicação, volume, número, página(s), mês/ano.

- Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em itálico. Total de folhas. Tipo (Dissertação ou Tese), Nome do curso. (Mestrado em Educação ou Doutorado em Educação), Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), Local, data.

- Artigos em jornais:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/Seção, número, página(s).

- Trabalho em evento:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. In: NOME DO EVENTO EM MAIÚSCULAS, ano, local, Titulo dos Anais em itálico. Local de Edição: Editora, ano. página(s).

- Material disponível na internet: Referenciar de acordo com o tipo de material, como nos itens acima e, ao final, acrescentar Disponível em: <link> . Acesso em: data do acesso.

 

Propostas de Dossiê

As propostas enviadas a Revista Periferia serão analisadas previamente pelo Conselho Editorial, devem ser submetidas por um(a) pesquisador(a) responsável pela organização do número. Primeiramente, deve-se enviar a proposta do dossiê temático para o e-mail: periferiauerj@gmail.com, incluindo:

1. Apresentação com título, justificativa e relevância do tema;

a. Resumo de cada artigo, com  até 250 palavras, que comporá o número;

b. Cada número deverá ser composto por, no mínimo, seis e, no máximo, dez artigos;

c. Curriculum abreviado dos autores, apresentando suas titulações e vinculações institucionais.

2. A proposta deverá expressar a diversidade teórico-metodológica do campo; contemplar diferentes instituições e regiões do país (são aceitos, no máximo, dois artigos da mesma instituição), e incluir, necessariamente, a participação de autores filiados a instituições brasileiras e internacionais.

a. A critério do organizador, podem constituir na proposta artigos redigidos nos idiomas português, inglês e espanhol;

b. Os textos originais completos serão submetidos à apreciação prévia do Conselho Editorial, seguindo o mesmo processo de avaliação dos artigos de fluxo contínuo;

3. Processo de submissão:

a. A proposta previamente encaminhada à apreciação do Comitê Editorial, se aprovada, deverá ser submetida pelo(a) organizador/a em até 60 dias, contando a partir da data de comunicação de aprovação, no Sistema da Revista Exitus, que utiliza o Open Journal System.

b. Cada autor deverá se registrar no sistema e submeter o seu artigo para apreciação do Conselho Editorial, indicando no campo “Comentário do autor” o título da proposta do dossiê ao qual pertence. O acesso ao sistema de cadastro pode ser realizado a partir de: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/user/register>

c. A apresentação formal dos textos originais e doc. suplementar deverá seguir as Diretrizes para autores informadas no endereço:

<https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/about/submissions#authorGuidelines>

4. Cabe ao organizador da proposta as seguintes funções:

a. definir a ordem dos textos;

b. cuidar do número de paginas do conjunto e cumprimento das normas de apresentação dos textos;

c. redigir a apresentação;

d. supervisionar o trabalho de submissão dos autores convidados;

e. acompanhar, se for o caso, o processo de reformulação dos artigos com os autores;

f. cumprir a entrega dos textos revisados no prazo estipulado;

 

1.Os manuscritos deverão ser escritos, preferencialmente, em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa, com no máximo 3 autores. São aceitos, eventualmente, textos em língua francesa.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos: permitem acesso à fonte quando clicados.
  4. O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.