Sobre a Revista

Foco e Escopo

 

Periferia é uma Revista de Fluxo Contínuo, voltada para a publicação de textos inéditos na área de Educação, Ciências Humanas e Sociais. A revista publica artigos, resenhas e entrevistas, priorizando os campos da Educação, da Comunicação e da cultura, e  conta com a colaboração de pesquisadores nacionais e estrangeiros.


No que diz respeito à linha da publicação, o termo  periferia designa não apenas  a localização geográfica de certas regiões e os aspectos sociais e econômicos que daí decorrem, mas também os fenômenos sociais e as manifestações culturais que – por seu caráter experimental, inovador ou alternativo, se situam à margem das tendências estabelecidas, apontando para novos cenários, novos modos de apropriação e produção cultural.

Processo de Avaliação pelos Pares

Periferia realiza avaliação cega por dois pareceristas. A identidade dos pareceristas permanece anônima para os autrores. Os trabalhos enviados serão apreciados de acordo com o seguinte processo:

1 - O material recebido passa por uma primeira avaliação por parte da Comissão Editorial para verificar a adequação às normas e à linha editorial.

2 - Caso não preencha os requisitos acima, o material é devolvido ao autor para, se for o caso, reformulá-lo para nova submissão.

3 - Caso seja aprovado nessa etapa inicial, é então encaminhado a 2 pareceristas para uma avaliação cega. É mantido o anonimato do autor para o envio aos pareceristas. Em caso de não haver consenso, a Comissão Editorial terá a decisão final.

4 - O parecer é comunicado ao autor, com as seguintes alternativas:

- aprovado para publicação na revista;

- aprovado após reformulações pedidas;

- não aprovado para publicação na revista;

A aprovação ou recusa de cada artigo depende da disponibilidade e agilidade do Conselho Editorial e dos pareceristas ad hoc.

 

Periodicidade

A Revista Periferia adota o Fluxo Contínuo para publicação.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Periodicidade

A partir de 2023 a Periferia adota o modelo de Fluxo contínuo.

Acesso Livre

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil

Ética da Publicação e Declaração sobre más práticas

(baseada nas recomendações da Elsevier e melhores práticas, além das regras da comissão de ética da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ: http://www.sr2.uerj.br/sr2/coep/index.php?mod=regulamenta.htm)

 

A Revista Periferia se compromete com a garantia da ética e qualidade dos artigos publicados.

 

Espera-se de todas as partes envolvidas na publicação – autores, editores e pareceristas – o comportamento ético de acordo com os valores do campo científico.

 

Em particular,

 

Dos autores: autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre o significado do trabalho de pesquisa, bem como detalhes suficientes e referências que permitam a replicação dos estudos. Afirmações dotadas de fraude ou imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Resenhas também devem ser objetivas, compreensivas e levar em conta o estado da arte de forma precisa. Os autores devem garantir que seu trabalho é inteiramente original, e que as citações de trabalhos de outros pares são adequadamente apresentadas. Plágio em todas as suas formas constitui comportamento antiético e é inaceitável. Igualmente, submeter o mesmo manuscrito para mais que uma revista ao mesmo tempo também constitui um comportamento antiético e é inaceitável. Autores não devem submeter artigos que descrevam substancialmente a mesma pesquisa para mais de um jornal. O autor responsável pela submissão deve garantir que há aceitação completa de todos os coautores sobre a versão final do artigo e de sua submissão para publicação.

 

Editores: editores devem avaliar manuscritos exclusivamente a partir de seu mérito acadêmico. Um editor não deve utilizar de informações não publicadas em sua própria pesquisa sem o consentimento expresso do autor. Editores devem tomar medidas razoáveis e responsivas no caso de reclamações em relação a um manuscrito submetido ou um artigo publicado.

 

Pareceristas: cada manuscrito recebido para avaliação deve ser tratado como documento confidencial. Informação privilegiada ou ideias obtidas por meio de peer review devem ser mantidas confidenciais e não podem ser utilizadas de forma a obter vantagem pessoal. Avaliações devem ser conduzidas de forma objetiva, e observações devem ser formuladas claramente com argumentos que às sustentem, de forma que os autores possam utiliza-las para aprimorar seus artigos. Se um revisor selecionado sentir-se não qualificado para realizar a avaliação ou souber que não poderá realiza-la deve comunicar prontamente ao editor. Avaliadores não devem aceitar analisar manuscritos com os quais eles possuam qualquer conflito de interesses resultado de relações competitivas, colaborativas, ou relações de outro caráter.

Catalogação na Publicação

Sponsors