UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL: MESCLAGENS CONCEPTUAIS E ÂNCORAS MATERIAIS EM UMA PRODUÇÃO MULTIMODAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65321

Palavras-chave:

Mesclagem conceptual, Produções multimodais, Âncoras materiais, Cinema

Resumo

Neste artigo se analisa uma cena do filme Um lugar chamado Notting Hill, que se caracteriza como uma produção multimodal, por propiciar diversos modos de percepção, tais como sinais pictóricos, linguísticos, gestuais, sonoros... A análise foi feita à luz da teoria da mesclagem conceptual (Fauconnier, 1997; Fauconnier e Turner, 2002), dos estudos sobre produções multimodais (Forceville, 2006, 2008) e das intera­ções baseadas em âncoras materiais (Hutchins, 2005). Procurou-se investigar a sequência que dura cerca de um minuto e meio, a fim de se demonstrar, com base nessas fundamentações teóricas, como se desenvolvem operações mentais complexas, que fazemos em frações de segundos e que, à primeira vista, parecem tão simples. São operações cognitivas que nos permitem expandir a capacidade imaginativa e criar novos significados. 

Biografia do Autor

Cláudio Ricardo Corrêa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ FAPERJ (Bolsista do Programa Doutorado Nota 10)

Doutorando em Letras (Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ. Mestre em Letras (Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ (2016-2018). Bolsista FAPERJ - Programa Doutorado Nota 10. Atua como pesquisador investigando os seguintes temas: uso de tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas adicionais, aprendizagem ubíqua, cibercultura, multiletramentos, gamificação, autonomia e autodidatismo no processo de aquisição linguística, processos cognitivos envolvidos na construção de sentido, modelos cognitivos idealizados (MCIs), esquemas imagéticos, metáfora, metonímia, integração conceptual e multimodalidade. Participa do grupo de pesquisa CNPq: EAL - Ensino e aprendizagem de línguas: abordagens, metodologias e tecnologias e do projeto de extensão CEALD - Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital: O Desafio da Equidade na Formação de Professores de Línguas. É graduado em Comunicação Social (Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1988) e licenciado em Língua Portuguesa - AVM - Instituto A Vez do Mestre/Cândido Mendes (2013).

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Corrêa, C. R. (2023). UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL: MESCLAGENS CONCEPTUAIS E ÂNCORAS MATERIAIS EM UMA PRODUÇÃO MULTIMODAL. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(40), 119–135. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65321