UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL: MESCLAGENS CONCEPTUAIS E ÂNCORAS MATERIAIS EM UMA PRODUÇÃO MULTIMODAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65321Keywords:
Mesclagem conceptual, Produções multimodais, Âncoras materiais, CinemaAbstract
Neste artigo se analisa uma cena do filme Um lugar chamado Notting Hill, que se caracteriza como uma produção multimodal, por propiciar diversos modos de percepção, tais como sinais pictóricos, linguísticos, gestuais, sonoros... A análise foi feita à luz da teoria da mesclagem conceptual (Fauconnier, 1997; Fauconnier e Turner, 2002), dos estudos sobre produções multimodais (Forceville, 2006, 2008) e das interações baseadas em âncoras materiais (Hutchins, 2005). Procurou-se investigar a sequência que dura cerca de um minuto e meio, a fim de se demonstrar, com base nessas fundamentações teóricas, como se desenvolvem operações mentais complexas, que fazemos em frações de segundos e que, à primeira vista, parecem tão simples. São operações cognitivas que nos permitem expandir a capacidade imaginativa e criar novos significados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.