“Atrás de um corpo que lhes sirva”: literatura, Shakespeare e midialidades em Sonho de uma noite de verão, de Adriana Falcão
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65286Palavras-chave:
Intermidialidade, Referência intermidiática, Referência Intramidiática, Shakespeare, Literatura contemporâneaResumo
Neste artigo, temos como objetivo analisar a representação de midialidades no romance Sonho de uma noite de verão, de Adriana Falcão (2007), criado a partir de uma releitura paródica da peça homônima de William Shakespeare. Para tanto, o foco da análise se voltará para as referências midiáticas de ordem inter- e intramidiáticas. Com a análise, pode-se concluir que, no romance em questão, as referências intramidiáticas alargam o escopo de ação das referências intermidiáticas, pois, ao destacarem diversos aspectos midiáticos em relação à poesia e ao teatro, iluminam aspectos de natureza extratextual, desenvolvendo especialmente as funções de crítica metaestética e metamidiática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.