Multimodalidade e Ensino Remoto: uma análise dos significados multimodais das atividades realizadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65185

Palavras-chave:

COVID-19, ensino, multiletramentos, multimodalidade, ambientes virtuais de aprendizagem

Resumo

Assolado pela pandemia de COVID-19, o contexto de ensino global precisou ser alterado. O que era físico, passou a ser virtual e, nesse momento, torna-se latente uma das questões relacionadas aos contextos de multiletramentos que já vinha sido amplamente debatida: a multimodalidade (KALANTIZIS, 2020). Por meio da análise das atividades de dois ambientes virtuais de aprendizagem, de Instituições Públicas de Ensino, este artigo aborda os sentidos gerados nessas atividades e realiza uma coleta de dados a fim de compreender quais dos sentidos multimodais são mais produtivos na relação de ensino-aprendizagem. Desta forma, o presente estudo contribui para o entendimento de quais práticas multimodais são bem-sucedidas dentro do contexto abordado e o que pode ser incorporado às relações de ensino pós-pandêmicas.

Biografia do Autor

Paula Cristina Rangel da Costa, UERJ Colégio Pedro II

Professora de inglês do Colégio Pedro II e mestranda em Linguística do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ.

Lucas Eduardo dos Reis da Fonseca, UERJ

Mestrando em Linguística do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ.

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Publicado

2023-04-21

Como Citar

Rangel da Costa, P. C., & dos Reis da Fonseca, L. E. (2023). Multimodalidade e Ensino Remoto: uma análise dos significados multimodais das atividades realizadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(41), 125–143. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65185

Edição

Seção

Estudos de Língua