O brincar como Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento das crianças na aula de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.63795

Palavras-chave:

Criança, Educação Infantil, Literatura, Direitos, Brincar.

Resumo

O artigo objetiva demonstrar que é possível promover o brincar enquanto Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento nas aulas de literatura da Educação Infantil. Para tanto, parte-se da análise da construção dos conceitos de infância e criança que influenciam nas políticas destinadas a elas, da compreensão do Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento brincar enquanto ação imprescindível ao desenvolvimento humano e a reiteração da importância da literatura em sala de aula. Nas considerações finais destaca-se a certeza de que é possível e necessário planejar aulas com intenções educativas e que promovam os Direitos instituídos pelo mais recente documento norteador da educação brasileira.

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Biografia do Autor

Angélica da Silva Belló Souza, Universidade de Taubaté

Pedagoga e Mestre em Linguística Aplicada

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Publicado

2023-04-21

Como Citar

SOUZA, Angélica da Silva Belló. O brincar como Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento das crianças na aula de literatura. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 41, p. 320–339, 2023. DOI: 10.12957/palimpsesto.2023.63795. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/63795. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)