Encontros e desencontros: uma proposta de práticas pedagógicas para o ensino de português como L2 para surdos /

Autores

  • Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta Centro de Linguística da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61546

Palavras-chave:

Aquisição de segunda língua, Português para surdos, Elaboração de materiais

Resumo

Ao analisar os raros materiais para o ensino de Português para surdos, observa-se que muitas particularidades do processo de aprendizagem desses alunos não são respeitadas nas propostas de atividades. Levando em conta tal lacuna, o presente trabalho busca elaborar práticas pedagógicas voltadas para o ensino da modalidade escrita do Português como segunda língua para surdos. Para isso, o planejamento do material foi baseado em dois pilares: as necessidades que emergiram de um contexto real de aprendizagem para surdos e a revisão de literatura nas áreas de Aquisição de segunda língua, condição Pós-Método, Português como L2 para surdos, Teoria dos Sistemas Complexos e Planejamento de materiais para o ensino de L2. A partir da pesquisa, foram reunidos pressupostos para as práticas e, por fim, foram elaborados os materiais.

Biografia do Autor

Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta, Centro de Linguística da Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade de Porto (Portugal); mestre em Letras (área: Linguística) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil); especialista em Ensino de português como língua não materna pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal); bacharel e licenciada em Letras (área: Português-Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Desenvolve pesquisas na área de Linguística e Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2022-01-26

Como Citar

Anachoreta, V. G. T. (2022). Encontros e desencontros: uma proposta de práticas pedagógicas para o ensino de português como L2 para surdos /. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(37), 188–213. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61546