Raul Brandão: miserabilismo social, miserabilismo cósmico e transcendência pela linguagem poética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.55896

Palavras-chave:

Raul Brandão, Os Pobres, Simbolismo Português, Pobreza e Literatura, Literatura e Interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo põe em perspectiva o romance de Raul Brandão (1867-1930), Os Pobres (1906), destacando a posição especial que esse autor ocupou no período complexo em que produziu, quando o engajamento realista, o desencanto decadentista e o anti-materialismo simbolista entrecruzaram-se. Para tanto, este trabalho tece considerações sobre o contexto histórico de Portugal; o conceito de pobreza, tema constante do autor; analisa como o miserabilismo social transfigura-se em miserabilismo cósmico; e também destaca a perspectiva apontada por meio de personagens-chave que se levantam da vala comum dos pobres: a ressignificação da linguagem como instrumento simbólico capaz de transcender as limitações impostas pelo contexto.

Biografia do Autor

Manoel Francisco Guaranha, FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo/ UNISA - Universidade Santo Amaro

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá (1990), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor das Faculdades de Tecnologias de Santo André e do Ipiranga (FATECs) e professor do Programa de Mestrado em Ciência Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA), todas as institiuições localizadas na cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, literatura brasileira, argumentação, leitura e discurso.

Álvaro Cardoso Gomes, USP - Universidade de São Paulo

Professor Titular da USP (Universidade de São Paulo). Possui graduação em Letras Vernáculas (1968), doutorado em Letras (Literatura Portuguesa), livre-docência pela mesma Universidade (1973 e 1981), pós-doutor em Portugal e nos Estados Unidos. Foi Visiting Professor na University of California Berkeley (1982) e Visiting Writer no Middlebury College (2006 e 2007), ensinando Literatura Brasileira. Lecionou no programa de pós-graduação interdisciplinar "Educação, Comunicação, Administração" da Universidade São Marcos (2002-2012). Exerceu o cargo de coordenador do curso de Letras da USP (1997-1999), do curso de Letras da Universidade São Marcos (1999-2000) e de Pró-Reitor de Graduação na mesma Universidade (2000-2003), especializando-se na administração de cursos, na orientação e direção do corpo docente, na elaboração de grades curriculares, de acordo com orientações do MEC. Foi professor Titular de graduação e pós-graduação e Coordenador do mestrado em Ciências Humanas da UNISA (Universidade Santo Amaro 2012-2020). 

Alzira Lobo de Arruda Campos, UNISA - Universidade Santo Amaro

Graduação em História pela Universidade de São Paulo (1962), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1978), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1986) e livre-docência em Metodologia da História, pela Unesp (1998). Foi professora titular da Universidade São Marcos, onde exerceu a função de Coordenação do Programa de pós-graduação em Educação, Administração e Comunicação (nível: mestrado) e Pró-Reitora de Pós-Graduação. Tem experiência na área de História e de Metodologia, com ênfase em História das Mentalidades e Metodologia Interdisciplinar e na área de Educação. Faz parte, como Docente em tempo integral, do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Unisa.

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

Guaranha, M. F., Gomes, Álvaro C., & Campos, A. L. de A. (2021). Raul Brandão: miserabilismo social, miserabilismo cósmico e transcendência pela linguagem poética. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 406–426. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.55896

Edição

Seção

Estudos de Literatura