O estilo na composição do gênero jornalístico presente na Revista Caras
Palavras-chave:
estilo, gênero jornalístico, imprensa cor-de-rosa.Resumo
Este artigo objetiva compreender como o gênero textual das notícias e reportagens presentes na revista Caras diferencia-se, principalmente por meio de seu estilo, dos gêneros jornalísticos que compõem outras revistas ou jornais. A opção pelo objeto revista Caras deveu-se a sua grande difusão e significativa tiragem, além do fato de que, em seu segmento de revistas da chamada imprensa cor-de-rosa, ela tratar exclusivamente da vida, do comportamento e do que é pertinente a um grupo social, o das celebridades. Discutiremos o conceito de gênero textual e, fundamentando-nos em Marcuschi (2002), apresentaremos os elementos constituintes dos gêneros: estrutura composicional, tema e estilo, sobre o qual nos debruçaremos com mais proximidade, tomando como base Possenti (2007) e Discini (2004). Apresentaremos também o objeto, sua história e sua categorização como imprensa cor-de-rosa, explanando essa denominação. Depois analisaremos o gênero jornalístico na revista Caras e seu estilo. Palavras-ch
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.