Um retorno ao clássico A ilha do tesouro: uso de narrativa na produção de fanfiction

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.53624

Palavras-chave:

Palavras-chave, Leitura e escrita, Gêneros digitais, Fanfic.

Resumo

Este artigo investigou a prática de leitura e escrita de narrativas de ficção de alunos do Ensino Médio, por meio do gênero digital fanfiction. A pesquisa contou com a participação de 29 alunos e uma professora de uma escola da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso, e para a sua fundamentação teórica, utilizou-se de aporte conceitual e metodológico à luz de autores que discutem linguagem, gêneros discursivos e tecnologia digital. Os procedimentos metodológicos escolhidos para nortear o estudo foram: pesquisa de campo, bibliográfica e observação participante. O estudo apresentou a relevância do gênero no ensino-aprendizagem e a sua colaboração para ampliar as capacidades de leitura e escrita dos alunos da escola pública. Além disso, possibilitou a produção autoral de texto narrativo em um dos seus contextos de uso no domínio público.

 

Biografia do Autor

Andréia Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), Especialista em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos. Pós-graduada em Psicopedagogia e Docência no Ensino Superior, graduada em Pedagogia e Letras – Português/Espanhol. Professora da Rede Pública Municipal de Rio Acima – Minas Gerais (MG). Possui experiência no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nas redes pública e particular, incluindo EAD no Ensino Superior. Investiga proficiência leitora, letramentos, letramento acadêmico, TICs, formação docente, avaliação educacional e escrita acadêmica.

Ana Carolina Correia Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutoranda e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Língua Inglesa e em Tradução. Possui graduação em Letras habilitação em Português, Inglês e Espanhol. É Assessora Pedagógica e responsável pelos projetos de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na produção de materiais didáticos para EAD. Interesses: Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância e Ensino de Línguas. É bolsista Capes II.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Teixeira, A., & Almeida, A. C. C. (2020). Um retorno ao clássico A ilha do tesouro: uso de narrativa na produção de fanfiction. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(34), 305–326. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.53624