Associando o ensino de língua e ensino de literatura nas aulas de português do ensino médio

Rodrigo Alves dos Santos

Resumo


A dissociação entre o ensino de língua e o ensino de literatura é um dos grandes entraves do ensino médio brasileiro, no que se refere às aulas de língua portuguesa. Neste texto, essa questão é abordada com vistas a apresentar um exemplo de opção de estratégias pedagógicas que demonstram como é possível a superação dessa separação já há tempos condenada pelo discurso regulador oficial da educação brasileira. Antes de apresentar essa opção, no entanto, o texto faz, na sua segunda parte, uma síntese dos pressupostos veiculados pelo discurso oficial que deu forma à configuração hoje desejável para as aulas de língua portuguesa do ensino médio. Nesse movimento, dialoga-se com autores nacionais e estrangeiros que têm se dedicado à produção de conhecimento acerca da formação de usuários competentes da língua materna.

Palavras-chave


Ensino de língua portuguesa, ensino médio, formação de professores, formação de usuários competentes da língua

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DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35296

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Direitos autorais 2018 Rodrigo Alves dos Santos

 


ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto


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