“As aventuras de Pinóquio”: por um ensino em perspectiva textual

Authors

  • Dennis Castanheira UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35293

Keywords:

Pinóquio, texto e ensino, PCN.

Abstract

Este artigo tem como objetivo geral debater possíveis estratégias para o ensino de língua portuguesa por meio da obra As aventuras de Pinóquio: histórias de uma marionete, de Carlo Collodi. Utilizamos como base a interface texto e ensino, remetendo, ainda, a alguns postulados dos Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental II a fim de fundamentarmos nossas propostas. São explorados temas como intertextualidade e tipologias textuais associados às práticas de leitura, de produção textual e de análise linguística a partir de atividades pré-textuais, textuais e pós-textuais.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dennis Castanheira, UFRJ

Doutorando em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Published

2018-07-03

How to Cite

CASTANHEIRA, Dennis. “As aventuras de Pinóquio”: por um ensino em perspectiva textual. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 26, p. 164–182, 2018. DOI: 10.12957/palimpsesto.2018.35293. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35293. Acesso em: 10 may. 2025.