“As aventuras de Pinóquio”: por um ensino em perspectiva textual

Autores

  • Dennis Castanheira UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35293

Palavras-chave:

Pinóquio, texto e ensino, PCN.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral debater possíveis estratégias para o ensino de língua portuguesa por meio da obra As aventuras de Pinóquio: histórias de uma marionete, de Carlo Collodi. Utilizamos como base a interface texto e ensino, remetendo, ainda, a alguns postulados dos Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental II a fim de fundamentarmos nossas propostas. São explorados temas como intertextualidade e tipologias textuais associados às práticas de leitura, de produção textual e de análise linguística a partir de atividades pré-textuais, textuais e pós-textuais.

 

Biografia do Autor

Dennis Castanheira, UFRJ

Doutorando em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Publicado

2018-07-03

Como Citar

Castanheira, D. (2018). “As aventuras de Pinóquio”: por um ensino em perspectiva textual. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26), 164–182. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35293