Pronome apassivador? Uma perspectiva cognitiva na análise do pronome se
Palavras-chave:
Linguística Cognitiva, Pronome se, Sujeito, Índice de indeterminaçãoResumo
Este trabalho analisa, sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, a adequação da classificação proposta pelas gramáticas normativas tradicionais (GT) do pronome se em partícula apassivadora. Por meio de conceitos como perspectivação, perfilamento e figura‐fundo, o estudo evidencia que, em construções passivas sintéticas, o pronome se possui primordialmente a função conceitual de marcar a indeterminação do sujeito, contrariando, portanto, a classificação normativa. Tal constatação é relevante tanto para a problematização do ensino do português brasileiro, como para a difusão de propostas que privilegiem a perspectiva da Linguística Cognitiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.