Pronome apassivador? Uma perspectiva cognitiva na análise do pronome se

Autores

  • Cláudia Brandão Vieira UFMG
  • Thaís Maíra Machado de Sá UFMG

Palavras-chave:

Linguística Cognitiva, Pronome se, Sujeito, Índice de indeterminação

Resumo

Este trabalho analisa, sob a perspectiva da  Linguística  Cognitiva,  a  adequação  da  classificação  proposta  pelas  gramáticas  normativas  tradicionais  (GT)  do  pronome  se em partícula apassivadora. Por meio de  conceitos  como  perspectivação,  perfilamento  e  figura‐fundo,  o  estudo  evidencia  que,  em  construções  passivas  sintéticas,  o  pronome  se  possui  primordialmente  a  função  conceitual  de  marcar  a  indeterminação  do  sujeito,  contrariando,  portanto,  a  classificação  normativa.  Tal  constatação  é  relevante  tanto para a problematização do ensino do português brasileiro, como para a difusão de propostas que privilegiem a perspectiva  da Linguística Cognitiva.  

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Biografia do Autor

Cláudia Brandão Vieira, UFMG

Doutoranda em Estudos Linguísticos (UFMG)

Thaís Maíra Machado de Sá, UFMG

Doutoranda em Estudos Linguísticos (UFMG)                              

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Publicado

2018-06-20

Como Citar

VIEIRA, Cláudia Brandão; DE SÁ, Thaís Maíra Machado. Pronome apassivador? Uma perspectiva cognitiva na análise do pronome se. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 14, n. 21, p. 411–426, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35125. Acesso em: 24 maio. 2025.