Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor" no momento do envio do artigo. O texto está dentro da temática proposta pela revista, e em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa.

  • O autor ou os autores estão cadastrados na página da Palimpsesto e preencheram, em seus perfis e nos metadados da submissão, os itens solicitados, principalmente a filiação, titulação e a ID na base ORCID (https://orcid.org/register). É imprescindível o preenchimento dessas informações no momento da submissão.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.
  • O trabalho é de autoria de mestrando, mestre, doutorando, doutor e especialista em coautoria com algum dos perfis anteriores. A Palimpsesto não publica trabalhos de alunos de graduação, mesmo em coautoria.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word: .doc, .docx ou .rtf.

  • Caso o artigo tenha imagens (fotos, gravuras, quadros, etc.), a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será dos autores.

  • O autor não publicou na Palimpsesto no período de um ano. É preciso respeitar o intervalo de duas edições.

  • Se o artigo envolve pesquisa com seres humanos, tem aprovação do Conselho de ética (CEP) de sua instituição.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO [atualizadas em dezembro de 2023]

Todos os artigos passam por uma análise preliminar realizada pelos editores. Se aprovados, são submetidos a dois pareceristas doutores que, por meio de uma avaliação às cegas, produzirão um parecer e recomendarão a publicação ou rejeição do trabalho. A avaliação das resenhas fica a cargo do corpo editorial da revista.

Toda comunicação com a revista, inclusive o envio de trabalhos, deverá ser feita por meio da plataforma OJS nos espaços reservados para estes fins. Obs.: Capítulos de dissertações ou teses nos quais essa condição seja identificável no texto não serão considerados para avaliação.

Para submeter artigos ou resenhas, é preciso se cadastrar [clique aqui], preencher corretamente os dados requeridos, seguir as instruções e enviar o arquivo referente a seu texto de acordo com as normas estabelecidas.

A Palimpsesto disponibiliza templates já configurados de acordo com as normas de submissão: baixe o Template de Artigo e o Template de Resenha.

 

DIMENSÕES DO TEXTO

A Palimpsesto acolhe submissões de artigo e de resenha. Os textos apresentados devem se adequar às especificidades de cada seção:

a - Artigo - Texto resultante de pesquisa, destacando a fundamentação teórico-metodológica, apresentando reflexão teórica que aprofunde um tema ou nova abordagem importante para o debate acadêmico na área de Letras. Caso submetido para a seção Dossiê, o texto deve estar em conformidade com o tema proposto. O artigo deve apresentar os procedimentos empregados na pesquisa e os resultados alcançados. Extensão: entre 4000 e 9000 palavras.

b - Resenha - Texto que apresente uma apreciação crítica de livros recém-editados (nos últimos 3 anos) na área de Letras. Extensão: entre 1500 e 2500 palavras.

 

NORMATIZAÇÃO

A Comissão Editorial da Palimpsesto estabelece as seguintes normas para a recepção de originais de artigos e de resenhas:

Artigos: 

  1. A primeira lauda deve ser iniciada com o cabeçalho. O título do texto deve ser centralizado, em negrito, corpo 18 e deve ser deixado espaço interlinear branco entre o mesmo e sua versão em língua estrangeira, que também deve ser centralizado, corpo 16, em itálico (em inglês, espanhol ou francês). Deve haver espaçamento entre todos os títulos de seção e o texto.
  2. O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deve(m) ser informado(s), nem a sua filiação institucional, em seu lugar deve ser colocada a palavra Autor, em caixa baixa, em Times New Roman, 12, alinhada à direita. No caso de haver co-autores, devem vir numerados, Autor 1, Autor 2, Autor 3 etc. Por ocasião da fase de edição, o(s) nome(s) do(s) autor(es) será/serão e sua(s) biografia(s) extraídos dos metadados da submissão.
  3. O cabeçalho deve ser seguido pelo resumo do artigo expressando, de forma clara e sucinta, o propósito do trabalho. Esta seção deve ser introduzida pela palavra “resumo” em caixa alta e negrito (RESUMO), espaçamento simples, corpo 12. O texto deve ter, no máximo, 10 linhas e ser seguido por versão em UMA língua estrangeira que obedecerá à mesma formatação.
  4. As palavras-chave devem vir logo abaixo do resumo. Essas serão precedidas pela expressão “Palavras-chave”, que trará inicial maiúscula, virá em negrito e será seguida por dois pontos (Palavras-chave:). Palavras-chave devem representar o tema do artigo, seguir o idioma do resumo e ser separadas por "ponto e vírgula". Sugere-se a utilização de três a cinco termos.
  5. Caso o artigo seja em idioma diverso ao português, após o resumo no idioma original, devem constar o resumo em português, colocados obrigatoriamente nesta ordem. Cada resumo deve conter, impreterivelmente, no máximo 10 linhas, em parágrafo único.

Baixe o template de artigo aqui.

Resenhas:

  1. A primeira lauda deve ser iniciada com o cabeçalho. O título do texto deve ser centralizado, em negrito, corpo 18 e deve ser deixado espaço interlinear branco entre o mesmo e sua versão em língua estrangeira, que também deve ser centralizado, corpo 16, em itálico (em inglês, espanhol ou francês). Deve haver espaçamento entre todos os títulos de seção e o texto.
  2. O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deve(m) ser informado(s), nem a sua filiação institucional, em seu lugar deve ser colocada a palavra Autor, em caixa baixa, em Times New Roman, 12, alinhada à direita. No caso de haver co-autores, devem vir numerados, Autor 1, Autor 2, Autor 3 etc. Por ocasião da fase de edição, o(s) nome(s) do(s) autor(es) será/serão e sua(s) biografia(s) extraídos dos metadados da submissão.
  3. O cabeçalho deve ser seguido pela referência bibliográfica (seguindo as normas da ABNT) da obra resenhada. A referência deve ser alinhada à esquerda.
  4. O texto da resenha deve seguir as mesmas diretrizes para a apresentação de artigos.

 

Baixe o template de resenha aqui.

 

NORMAS GERAIS:

  • Todos os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: margens de 3cm, espaçamento de 1,5 entrelinhas, corpo 12, fonte Times News Roman, formato de papel A4, alinhamento justificado, recuo de 1.25 cm em início de parágrafo.

 

  • Os originais não deverão ser paginados.

 

  • As notas de rodapé não devem ser utilizadas para informar referências bibliográficas. Também não devem ser inseridas notas de rodapé em títulos, tabelas e gráficos.

 

  • O uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc., deve ser limitado ao mínimo indispensável.

 

  • Recomenda-se incluir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) que de alguma maneira auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios incluindo uma seção de agradecimentos antes das Referências.

 

  • Ilustrações: devem ser restritas ao mínimo necessário. Tabelas, quadros e imagens (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos e no espaço a eles destinados pelo/a autor/a. O formato dos arquivos de imagem deve ser JPEG ou TIF. Todos devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, acompanhados de títulos numerados e fonte (quando não forem originais do trabalho). O título deve vir acima e a fonte abaixo da ilustração, no formato ABNT (NBR 6022, 2018). Pede-se aos/às autores/as que façam remissão às ilustrações pelo seu número, evitando-se expressões como “abaixo”, “acima” ou “a seguir”.

 

  • O material deverá vir devidamente revisado pelo autor. A Comissão Editorial, entretanto, reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as necessárias alterações no trabalho.

 

  • Epígrafe: Não deve vir em itálico e nem entre aspas, fonte Times New Roman 10, recuo de 7,5 cm à esquerda, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples. O autor deve estar na linha abaixo, entre parênteses, alinhamento à direita entre parênteses. É necessário referenciar a epígrafe na lista de Referências.

 

  • Se reflexões, conclusões ou traduções de um autor já foram publicadas em outro lugar, é necessário referenciá-las obrigatoriamente. Se isso não for feito, caracteriza-se autoplágio, e o trabalho submetido será recusado de acordo com a política editorial.

 

  • Anexo(s), se houver, deve ser incluído após as referências.

 

  • Citações com até 3 linhas devem ser incluídas no corpo do texto entre aspas duplas e sem uso de itálico. Citações com mais de 3 linhas devem ser destacadas do texto, com recuo de 4 cm, sem aspas, fonte Times New Roman tamanho 10, espaçamento entrelinhas simples, alinhamento justificado.

 

  • Para enfatizar trechos da citação direta, deve-se destacá-los com uma das seguintes expressões: grifo nosso ou grifo próprio, como último elemento da chamada da citação. Quando o texto transcrito já tiver destaque, não existe necessidade de informar o grifo.

 

"[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade" (Souto, 1916, p. 46, grifo nosso).

 

  • Títulos de artigos, livros e obras de arte no corpo do texto devem aparecer em itálico, assim como expressões em língua estrangeira ou palavras que se desejem destacar.

 

  • Fontes bibliográficas de citações devem estar incluídas no corpo do texto logo após a citação, seguindo o sistema autor-data da ABNT: ex.: (Burns, 2018, p. 15), (Paredes; Guzmán, 2014, p. 28), (Wollstonecraft apud Craciun, 2003, p. 1).

 

  • Quando houver dois ou mais documentos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, tem de incluir letras distintivas em ordem crescente após o ano.

 

LUCCHESI, Dante. O contato entre línguas na história sociolinguística do Brasil. In: VALENTE, André (Org.). Unidade e variação na língua portuguesa: suas representações. São Paulo: Parábola Editorial, 2015a. 

LUCCHESI, Dante. O contato entre línguas na história sociolinguística do Brasil. In: VALENTE, André (Org.). Língua e sociedade partidas: a polarização sociolinguística do Brasil. São Paulo: Contexto, 2015b.

 

  • A lista bibliográfica deve ser introduzida pelo termo “REFERÊNCIAS” em caixa alta e em negrito (REFERÊNCIAS), fonte 14, centralizado. Esta seção deve conter apenas as referências efetivamente citadas no corpo do texto e precisa estar de acordo com as normas da ABNT, por exemplo:

Livro

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do Livro. Local de publicação: Editora, Ano de publicação [Ano da publicação original, quando necessário].

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética, a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1998 [1978].

 Capítulo de livro

SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título do CapítuloIn: SOBRENOME, Nome do autor/editor do livro. Título do Livro. Local de publicação: Editora, Ano de publicação [Ano da publicação original, quando necessário], número das páginas, precedidos de “p.”

HALL, Stuart. The Question of Cultural Identity. In: HALL, Stuart; HELD, David; McGREW, Tony (Ed.). Modernity and its Futures. Cambridge: Polity Press, 1992, p. 274-325.

 Artigo publicado em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, cidade de publicação do periódico, volume, fascículo, paginação do artigo e ano de publicação.

EDMONDSON, Paul. Anne Brontë — Not the Least of Shakespeare's Sisters. Brontë Studies, Haworth, v. 36, n. 1, p. 64-74, 2013.

 Trabalho acadêmico:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Data (ano) da conclusão da tese/dissertação. Número de folhas. Tipo de documento (grau e nome do programa) – Instituição, local, data da defesa mencionada na folha de aprovação (se houver).

ADECK FILHO, Francisco José. O orçamento público federal e a garantia de prioridade absoluta de crianças e adolescentes nas políticas públicas. 2010. 188f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

 Texto retirado da internet:

SOBRENOME, Nome. Título do texto. Nome do Site. Ano da publicação. Disponível em: https://site.com. Acesso em: 10 jan. 2020.

TEMPLE, Emily. When Walt Whitman’s Poems Were Rejected For Being Too Timely. The Atlantic. 2018. Disponível em: https://lithub.com/when-walt-whitmans-poems-were-rejected-for-being-too-timely/. Acesso em: 22 jun. 2020.

 Entrevistas:

NOME DO ENTREVISTADO. Título da entrevista. Título da publicação, local da publicação, número do volume ou ano (se houver), número do fascículo, data de realização da entrevista (mês abreviado). Páginas inicial e final. Nota da entrevista.

CRUZ, Joaquim. A Estratégia para vencer. Veja, São Paulo, v. 20, n. 37, 14 set. 1988. P. 5-8. Entrevista concedida a José Antonio Dias Lopes.

 Imagem em movimento (filmes, fitas de vídeo, DVD, etc.):

TÍTULO: subtítulo (se houver). Créditos (diretor, produtor, coordenador etc.). Elenco (se for relevante). Local de publicação: Produtora, data. Duração.

MEDIDA PROVISÓRIA. Direção: Lázaro Ramos. Rio de Janeiro: Lereby Produções, Lata Filmes e Globo Filmes, 2020. 81 min.

 

Todos os casos omissos nas presentes normas devem ser orientados pelas normas da ABNT em vigor.

A Revista Palimpsesto não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos (APICS).

Dossiê (Estudos de Língua)

Publica artigos relacionados ao tema proposto em cada edição na chamada para artigos

Dossiê (Estudos de Literatura)

Publica artigos relacionados ao tema proposto em cada edição na chamada para artigos

Dossiê

Publica artigos relacionados ao tema proposto em cada edição na chamada para artigos

Resenhas

Publica resenhas de livros recentes, com até três anos de publicação, e pertinentes às áreas de Linguística e/ou Literatura.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.