Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO [atualizadas em junho de 2020]

Todos os artigos e resenhas passam por análise preliminar realizadas pelos editores.  Se aprovados, são submetidos a dois pareceristas doutores, que por meio de uma avaliação às cegas, produzirão um parecer e recomendarão a publicação ou rejeição do trabalho. Toda comunicação com a revista, inclusive o envio de trabalhos, deverá ser feita por meio da plataforma OJS nos espaços reservados para estes fins.

Para submeter artigos, é preciso se cadastrar (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/palimpsesto/user/register), preencher corretamente os dados requeridos, seguir as instruções e enviar o arquivo referente a seu texto de acordo com as normas estabelecidas.

 

DIMENSÕES DO TEXTO

Os textos apresentados devem se adequar às especificidades de cada seção:

a - Artigo - Texto resultante de pesquisa, destacando a fundamentação teórico-metodológica, apresentando reflexão teórica que aprofunde um tema ou nova abordagem importante para o debate acadêmico na área de Letras. Caso submetido para a seção Dossiê, o texto deve estar em conformidade com o tema proposto. O artigo deve apresentar os procedimentos empregados na pesquisa e os resultados alcançados. Extensão: entre 4000 e 9000 palavras.

b - Resenha - Texto que apresente uma apreciação crítica de livros recém-editados (nos últimos 3 anos) na área de Letras. Extensão: entre 1500 e 2500 palavras.

 

NORMAS EDITORIAIS DA PALIMPSESTO

A Comissão Editorial da Palimpsesto estabelece as seguintes normas para a recepção de originais de artigos, resenhas e resumos de dissertações e teses:

Todos os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: margens de 3cm, espaçamento de 1,5 linhas, corpo 12, fonte Times News Roman, formato de papel A4, alinhamento justificado, recuo de 1.25 cm em início de parágrafo.

Artigos: 

1. A primeira lauda deve ser iniciada com o cabeçalho. O título do texto deve ser alinhado à esquerda e deve ser deixado espaço interlinear branco entre o mesmo e sua versão em língua estrangeira (em inglês, espanhol ou francês). Deve haver espaçamento entre todos os títulos de seção e o texto.

2. O cabeçalho deve ser seguido pelo resumo do artigo expressando, de forma clara e sucinta, o propósito do trabalho. Esta seção deve ser introduzida pela palavra “resumo” em caixa alta e negrito (RESUMO). O texto deve ter, no máximo, 10 linhas e ser seguido por uma versão em língua estrangeira que obedecerá à mesma formatação.

3. As palavras-chave devem vir logo abaixo do resumo. Essas serão precedidas pela expressão “Palavras-chave”, que trará inicial maiúscula, virá em negrito e será seguida por dois pontos (Palavras-chave:). Palavras-chave devem representar o tema do artigo, seguir o idioma do resumo e ser separadas por "ponto e vírgula". Sugere-se a utilização de três a cinco termos;

Resenhas:

1. A primeira lauda deve ser iniciada com o cabeçalho. O título do texto deve ser alinhado à esquerda e deve ser deixado espaço interlinear branco entre o mesmo e sua versão em língua estrangeira (em inglês, espanhol ou francês). Deve haver espaçamento entre todos os títulos de seção e o texto.

2. O cabeçalho deve ser seguido pela referência bibliográfica (seguindo as normas da ABNT) da obra resenhada. A referência deve ser alinhada à esquerda.

Normas gerais:

1. Citações com até 3 linhas devem ser incluídas no corpo do texto entre aspas duplas e sem uso de itálico. Citações com mais de 3 linhas devem ser destacadas do texto, com recuo de 4 cm, sem aspas, fonte Times New Roman tamanho 10, espaçamento entrelinhas simples, alinhamento justificado.

2. Usar itálico em palavras ou expressões de língua estrangeira;

3. Devem ser usadas exclusivamente notas de fim (e não notas de rodapé) e estas não devem ser utilizadas para informar referências bibliográficas;

4. Não devem ser inseridas notas de rodapé ou notas de fim em títulos, tabelas e gráficos;

5. Fontes bibliográficas de citações devem estar incluídas no corpo do texto logo após a citação, seguindo o sistema autor-data da ABNT (ex. BURNS, 2018, p. 15).

6. O uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc., deve ser limitado ao mínimo indispensável;

7. Recomenda-se incluir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) que de alguma maneira auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios incluindo uma seção de agradecimentos antes das Referências.

8. Os originais não deverão ser paginados;

9. Anexo(s), se houver, deverão ser incluídos após as referências.

10. A lista bibliográfica deve ser introduzida pelo termo “Referências” com inicial maiúscula e em negrito (Referências). Esta seção deve conter apenas as referências efetivamente citadas no corpo do texto e precisa estar de acordo com as normas da ABNT, por exemplo:



Livro

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do Livro. Local de publicação: Editora, Ano de publicação (Ano da publicação original, quando necessário).

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética, a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1998 (1978).

 

Capítulo de livro

SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. “Título do Capítulo”In: SOBRENOME, Nome do autor/editor do livro. Título do Livro. Local de publicação: Editora, Ano de publicação (Ano da publicação original, quando necessário). Número das páginas, precedidos de “p.”

HALL, Stuart. “The Question of Cultural Identity”. In: HALL, Stuart; HELD, David; McGREW, Tony (Ed.). Modernity and its Futures. Cambridge: Polity Press, 1992, p. 274-325.

 

Artigo publicado em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, cidade de publicação do periódico, volume, fascículo, paginação do artigo e ano de publicação.

EDMONDSON, Paul. Anne Brontë — Not the Least of Shakespeare's Sisters. Brontë Studies, Haworth, v. 36, n. 1, p. 64-74, 2013.

 

Texto retirado da internet:

SOBRENOME, Nome. Título do texto. Nome do Site. Ano da publicação. Disponível em: https://site.com. Acesso em: 10 jan. 2020.

TEMPLE, Emily. When Walt Whitman’s Poems Were Rejected For Being Too Timely. The Atlantic. 2018. Disponível em: https://lithub.com/when-walt-whitmans-poems-were-rejected-for-being-too-timely/. Acesso em: 22 jun. 2020.

 

A Revista Palimpsesto não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos (APICS).

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor" no momento do envio do artigo. Só serão aceitos textos que estejam dentro da temática da proposta da revista. Os textos poderão ser apresentados em português, inglês, espanhol ou francês.

  2. Os artigos deverão ter até 9000 palavras, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. As resenhas deverão ter até 2500 palavras.

  3. Os artigos devem vir acompanhados de resumo (máximo de 10 linhas) e palavras-chave (máximo 5) em língua portuguesa e em uma língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês). Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc).
  4. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

  5. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

  6. Serão aceitos trabalhos de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Alunos regularmente matriculados em curso de especialização poderão submeter textos desde que em coautoria com um mestre ou doutor.

  7. No caso de inserção de imagens (fotos, gravuras, quadros, etc.), a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será dos autores.
 

Declaração de Direito Autoral

A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês. 

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

 Licença Creative Commons
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.