A Parceria Russo-Turca no Século XXI: Reconfigurações de Forças e Alianças em um Sistema Internacional em Câmbio l The Russian-Turkish Partnership in the 21st Century: Reconfigurations of Forces in an International System in Change

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/neiba.2019.40265

Palavras-chave:

Rússia, Turquia, segurança, energia, moeda

Resumo

A despeito de séculos de ambiguidade, marcada por períodos de convergência e de rivalidade, o relacionamento entre Rússia e Turquia, a partir de 2016, adentrou uma nova fase de aproximação estratégica. Diante da deterioração das suas relações com a Europa e os Estados Unidos, Moscou e Ancara passaram a cooperar em três áreas: segurança, energia e moeda. Esse tripé geoeconômico e geopolítico tem guiado a ação conjunta desses atores, em um processo de rearranjos de forças no sistema interestatal capitalista. O presente trabalho se destina a analisar a parceira russo-turca nesses três vértices, avaliando o alcance da mesma e suas consequências, tanto para a vizinhança desses países, quanto para o sistema internacional como um todo. Espera-se demonstrar que tal esforço russo-turco, sendo uma busca por maior autonomia, representa uma resposta às pressões exercidas pelo Ocidente.

Biografia do Autor

Letícia Figueiredo Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp/Unicamp/PUC-SP)

Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas da Universidade Estadual Paulista, da Universidade Estadual de Campinas e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Unesp/Unicamp/PUC-SP). Mestre em Economia Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharela em Relações Internacionais pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Ferreira, L. F. (2019). A Parceria Russo-Turca no Século XXI: Reconfigurações de Forças e Alianças em um Sistema Internacional em Câmbio l The Russian-Turkish Partnership in the 21st Century: Reconfigurations of Forces in an International System in Change. Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, 8(1), e40265. https://doi.org/10.12957/neiba.2019.40265

Edição

Seção

ARTIGOS | ARTICLES