Estética na formação contínua de professores

Autores

  • Carmen Ines Debenetti
  • Maria Elizabeth Barros de Barros

Palavras-chave:

experimentação, formação de professores, educação

Resumo

Este ensaio aborda o exercício estético na formação contínua de professores, conceito que dá visibilidade ao seu operar na formação. Exercício que se constitui em um tempo-espaço de intensidades criadoras, implicando a criação de modos de trabalhar em sala de aula, atravessados pelo processo estético em que lemos, escrevemos, inventamos. Tempo-espaço como uma multiplicidade de acontecimentos contínuos que se inauguram a cada nova conexão e promovem mudanças, mesmo que imperceptíveis. Articula conceitos bergsonianos sobre a potência da memória nos processos criativos. Inversão do sentido do pensamento para a apreensão de uma realidade movente que implica a criação de um modo estético de trabalhar em sala de aula. Deste modo, entendemos o ato de aprender não apenas como um ato humano, mas um pensamento. Aprender é problematizar, colocar questões práticas – introduzir processos de experimentação.

 

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Publicado

2016-12-26

Como Citar

Debenetti, C. I., & Barros, M. E. B. de. (2016). Estética na formação contínua de professores. Mnemosine, 12(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41661

Edição

Seção

Artigos