A Nova República contada nos livros didáticos de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2023.70980

Palavras-chave:

Livros Didáticos, Narrativas Didáticas, Tempo Histórico, Reinhart Koselleck

Resumo

Ao longo dos últimos anos no campo do Ensino de História no Brasil, os livros didáticos se tornaram importantes instrumentos de análise por serem considerados objetos culturais complexos e como suportes privilegiados que condensam a narrativa histórica. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas didáticas sobre a Nova República brasileira presente em cinco coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2018. Para a construção analítica de tais narrativas mobilizaremos o referencial teórico de Reinhart Koselleck. O trabalho deste autor forma um denso arcabouço teórico que nos ajudará a compreender a forma de tratamento e operacionalização dos tempos históricos, entendidos em sua particularidade, nas narrativas histórico-escolares.

Biografia do Autor

Luiza Rafaela Bezerra Sarraff, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, Departamento de História. Doutora e Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; graduada em História pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Sarraff, L. R. B. (2023). A Nova República contada nos livros didáticos de História. Revista Maracanan, (32), 189–207. https://doi.org/10.12957/revmar.2023.70980