Aliados em ondas curtas: o rádio brasileiro na II Guerra Mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2022.64814

Palavras-chave:

Rádio, Diplomacia Cultural, II Guerra Mundial, Relações Vargas-Roosevelt, Política da Boa Vizinhança

Resumo

A mídia radiofônica foi uma das mais impressionantes tecnologias a se desenvolver no século XX, deixando de ser a caixa de ruídos de 1918 para se transformar num sólido sistema de publicidade, de difusão de ideias e conceitos de todas as naturezas. Ao começar a II Guerra Mundial, os aperfeiçoamentos tinham levado a um sistema mundial, baseado no alcance das ondas curtas, que varavam os continentes. Nas nações mais fortes surgiram conglomerados privados ou públicos capazes de exercer grande difusão mundial, como as redes da CBS americana, da BBC britânica ou da DW alemã. Como o Brasil foi conduzido à guerra como integrante das Nações Unidas, o rádio brasileiro teve relações muito estreitas e especiais com os norte-americanos e britânicos durante o conflito.

Biografia do Autor

Orlando de Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-08-25

Como Citar

Barros, O. de. (2022). Aliados em ondas curtas: o rádio brasileiro na II Guerra Mundial. Revista Maracanan, (30), 133–152. https://doi.org/10.12957/revmar.2022.64814