A atividade litúrgico-musical da ermida de Nossa Senhora dos Remédios: Expressão de uma identidade nobiliárquica da cidade de Angra nos séculos XVI e XVII

Luís Henriques

Resumo


A ermida de Nossa Senhora dos Remédios, localizada junto ao solar da família Canto, na cidade de Angra (Ilha Terceira), foi construída por António Pires do Canto, um dos filhos do Provedor das Armadas Pero Anes do Canto, em meados do século XVI. Desde a sua fundação, esta ermida esteve ligada a uma das famílias mais influentes da ilha Terceira, sendo local de numerosos eventos de natureza litúrgico-musical. O presente estudo caracteriza a atividade musical da ermida a partir de uma perspectiva das relações estabelecidas com as outras instituições religiosas da cidade e a sua presença musical numa das casas mais nobres de Angra.


Palavras-chave


Cantochão; Música Sacra; Angra do Heroísmo; Paisagem Sonora; Nobreza

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Jerónimo E. d’. Topographia ou Descripção physica, politica, civil, ecclesiastica, e historica da Ilha Terceira dos Açores. Parte Primeira anotada pelo Vigario José Alves da Silva. Angra do Heroísmo: Livraria Religiosa – Editora, 1891.

CHAGAS, Fr. Diogo das. Espelho Cristalino em Jardim de Varias Flores. Angra do Heroísmo: Secretaria Regional de Educação e Cultura; Direção Regional dos Assuntos Sociais, 1989.

CORDEIRO, P. Antônio. Historia Insulana das ilhas a Portugal sugeytas no Oceano Occidental. Lisboa: Na Officina de Antonio Pedrozo Galram, 1717.

DRUMMOND, Francisco F. Annaes da Ilha Terceira. Tomo II. Angra do Heroísmo: Typ. de M. J. P. Leal, 1856.

DRUMOND, Francisco F. Annaes da Ilha Terceira. Tomo I - Angra do Heroísmo: Imprensa do Governo, 1850.

DRUMOND. Francisco F. Apontamentos Topográficos, Políticos, Civis e Ecclesiasticos para a História das nove Ilhas dos Açores servindo de suplemento aos Anais da Ilha Terceira. Angra do Heroísmo: Instituto Histórico da Ilha Terceira, 1990.

FORJAZ, Jorge P. O Solar de Nossa Senhora dos Remédios. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, v. XXXVI, 5-210, 1978.

FRUTUOSO, Gaspar. Saudades da Terra. Livro VI. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1998.

GREGÓRIO, Rute D. Algumas Considerações sobre a Sociabilidade nas Ilhas: Pero Anes do Canto e os Corte Real (1510-1518). Arquipélago – História, v. VI, 33-51, 2002.

GREGÓRIO, Rute D. Configurações do Patrocínio Religioso de um Ilustre Açoriano do Século XVI: o 1.º Provedor das Armadas, Pero Anes do Canto. Arquipélago – História, v. III, 29-44, 1999.

GREGÓRIO, Rute D. Terra e Fortuna nos Primórdios da Ilha Terceira (1450-1550). 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade dos Açores, Ponta Delgada.

HENRIQUES, Luís. O ano de 1647 “que se diz da Fome, e Terremotos”: O impacto das crises sísmicas na paisagem sonora de Angra. Revista de História da Sociedade e da Cultura, v. 18, 2018.

HENRIQUES, Luís. Polifonia na Sé de Angra: O Liber Missarum de Duarte Lobo. Glosas: Cadernos de Musicologia, n. 9, set. 2013.

LEITE, Antonieta R. A Fundação de Angra da Ilha Terceira. Programas e Práticas Urbanísticas na Construção de um Porto Atlântico (Séc. XVI). História Revista, Goiânia, v. 21, n. 3, 9-28, 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/historia/article/view/42739. DOI: https://doi.org/10.5216/hr.v21i3.42739.

LEITE, José R. Os Flamengos na Colonização dos Açores. Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, v. LXIX-LXX, 57-74, 2012.

LUCAS, Alfredo. As Ermidas da Ilha Terceira. Angra do Heroísmo: Edição do Autor, 1976.

MALDONADO, Manuel L. Fenix Angrence. Vol. I - Angra do Heroísmo: Instituto Histórico da Ilha Terceira, 1989.

MALDONADO, Manuel L. Fenix Angrence. Vol. II - Angra do Heroísmo: Instituto Histórico da Ilha Terceira, 1990.

MERELIM, Pedro. As 18 paróquias de Angra: Sumário Histórico. Angra do Heroísmo: Câmara Municipal de Angra, 1974.

MONTE ALVERNE, Fr. Agostinho de. Crónicas da Província de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores. Vol. III. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1962.

S. MARIA, Fr. Agostinho de. Santuario Mariano, e Historia das Imagens milagrosas de Nossa Senhora. Tomo X. Lisboa: Na Officina de Antonio Pedrozo Galram, 1723.




DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2019.33280

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

                 

         

              

              

 

 

Divulgadores