“On regarde, on a compris”: Daumier e a caricatura. Arte, modernidade e imprensa
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2014.13750Abstract
Quando Charles Baudelaire publicou o ensaio Da essência do riso e, de um modo geral, do cômico nas artes plásticas, em 1855, diversos compêndios sobre a caricatura estavam disponíveis para o público interessado, registrando a história das imagens satíricas por meio de temas como a política, a religião e os costumes. Com a publicação destes ensaios, Baudelaire abre novo caminho, revelando a importância da ‘arte menor’ do caricaturista – carro-chefe de uma imprensa militante – na experiência do que viria a designar a Modernidade. Neste cenário, ganha destaque o pintor e desenhista Honoré Daumier (1808-1879), que elevou a sátira gráfica ao patamar da grande arte e, simultaneamente, estabeleceu sua força como arma de crítica social e política.Downloads
Published
2014-11-26
How to Cite
Nery, L. M. (2014). “On regarde, on a compris”: Daumier e a caricatura. Arte, modernidade e imprensa. Revista Maracanan, 10(10), 64–77. https://doi.org/10.12957/revmar.2014.13750
Issue
Section
Dossier
License
The copyrights of originals and translations published are automatically assigned to Revista Maracanan. The information contained in this papers are the sole responsibility of the authors.
The Copyright of the published articles belong to Revista Maracanan, with works simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, which allows the sharing of work with mandatory recognition of authorship and initial publication in this journal, under the same license and for non-commercial purposes.
The Revista Maracanan is licensed with a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License.