“On regarde, on a compris”: Daumier e a caricatura. Arte, modernidade e imprensa

Authors

  • Laura Moutinho Nery Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2014.13750

Abstract

Quando Charles Baudelaire publicou o ensaio Da essência do riso e, de um modo geral, do cômico nas artes plásticas, em 1855, diversos compêndios sobre a caricatura estavam disponíveis para o público interessado, registrando a história das imagens satíricas por meio de temas como a política, a religião e os costumes. Com a publicação destes ensaios, Baudelaire abre novo caminho, revelando a importância da ‘arte menor’ do caricaturista – carro-chefe de uma imprensa militante – na experiência do que viria a designar a Modernidade. Neste cenário, ganha destaque o pintor e desenhista Honoré Daumier (1808-1879), que elevou a sátira gráfica ao patamar da grande arte e, simultaneamente, estabeleceu sua força como arma de crítica social e política.

Author Biography

Laura Moutinho Nery, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora visitante do departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em charge e caricatura, e autora de Cenas da vida carioca: o Rio de Janeiro de Raul Pederneiras (no prelo).

Published

2014-11-26

How to Cite

Nery, L. M. (2014). “On regarde, on a compris”: Daumier e a caricatura. Arte, modernidade e imprensa. Revista Maracanan, 10(10), 64–77. https://doi.org/10.12957/revmar.2014.13750