Cultura da mídia, cultura do consumo: imagem e espetáculo no discurso pós-moderno

Autores

  • Rose de Melo Rocha
  • Gisela G. S. Castro

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2009.361

Palavras-chave:

Mídia, Consumo, Espetáculo.

Resumo

Esse artigo discute a intensa imbricação entre mídia, cultura e consumo, tomando esta articulação como um aspecto central no contexto contemporâneo. Será analisado o papel do entretenimento e das paisagens audiovisuais como principais produtos da cultura midiática, sendo a espetacularização e a estetização do cotidiano entendidos como eixos organizadores dos padrões econômicos e socioculturais do mundo atual. Discutiremos a centralidade da visualidade na pós-modernidade, sem descurar da forte pregnância da sonoridade e da escuta nas nossas práticas culturais. Sendo assim, propomos entender os processos audiovisuais ancorados nas produções midiáticas como estruturadores das subjetividades e discursos pós-modernos.

Biografia do Autor

Rose de Melo Rocha

Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo.

Gisela G. S. Castro

Coordenadora do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo.

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Publicado

2010-03-15

Como Citar

Rocha, R. de M., & Castro, G. G. S. (2010). Cultura da mídia, cultura do consumo: imagem e espetáculo no discurso pós-moderno. Logos, 16(1), 48–59. https://doi.org/10.12957/logos.2009.361