Música na Era das Tribos de Ciberouvintes

Authors

  • Gisela G. S. Castro ESPM/SP

Keywords:

Comunicação, Cidade, Música

Abstract

Este trabalho tem como tema as transformações nas formas de escuta e consumo de música, operadas pela apropriação social da Internet como canal privilegiado de mediação cultural. O download de música é examinado na discussão acerca da problemática questão dos direitos autorais na imaterialidade dos meios digitais. Considerando a interatividade como conceito-chave da cibercultura, as numerosas comunidades virtuais, listas de discussão, chats e blogs que têm a música como elemento aglutinador parecem sugerir a configuração do que estou denominando as tribos de ciberouvintes. O objetivo final deste trabalho seria, então, fornecer algumas pistas para que possamos melhor compreender sua inserção no contexto das culturas urbanas atuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gisela G. S. Castro, ESPM/SP

Doutora em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ) e docente do Mestrado em Comunicação e Cultura da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre o consumo de música na internet.

How to Cite

CASTRO, Gisela G. S. Música na Era das Tribos de Ciberouvintes. Logos, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 45–58, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15299. Acesso em: 22 may. 2025.