Não é apenas sobre o funk ostentação: narrativas midiáticas e experiências do sensível em cotidianos de vulnerabilidade

Autores

  • Rose de Melo Rocha PPGCOM-ESPM
  • Simone Luci Pereira PPGCOM-UNIP
  • Aline Borges Rezende PPGCOM-ESPM

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2015.19599

Palavras-chave:

Experiência sensível, cotidiano, narrativas midiáticas

Resumo

Para abordar a relação entre experiência e cotidiano, o artigo analisa modos de narrar e de consumir cultura midiática, refletindo sobre as ambivalências e polissemias das narrativas do entretenimento. As autoras entendem que elas se completam e se efetivam no cotidiano, e implicam em práticas de olhar e de escuta que se realizam mediante dinâmicas performativas. As experiências do sensível e as táticas do cotidiano são, assim, aspectos centrais à compreensão de um fenômeno complexo e paradoxal, o funk ostentação. Esta expressão cultural da periferia é utilizada como observatório de fluxos e possíveis táticas de enfrentamento – sensível – de vivências – cotidianas – de vulnerabilidade, precariedade e limiaridade.

Biografia do Autor

Rose de Melo Rocha, PPGCOM-ESPM

Rosamaria Luiza (Rose) de Melo Rocha é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP com pós-doutorado em Ciências Sociais/Antropologia na PUCSP. É professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM/SP, onde também atuou como Coordenadora (janeiro de 2011 a fevereiro de 2015). Tem experiência no estudo e no ensino da relação entre imagens e imaginários, da história da interface comunicação e consumo,dos processos de comunicação urbanos, das teorias da comunicação e da mídia. Dedica-se à investigação das práticas e culturas juvenis brasileiras, atualmente sob dois enfoques prioritários: 1) novas formas de ativismo, suas concepções de consumo, comunicação e mídia;2) processos de visibilidade e celebrização em contextos tecnológicos, urbanos, cosmopolíticos e midiáticos. Recebeu o Prêmio Intercom/1999, conferido à melhor tese de doutorado brasileira defendida em 1998. Foi coordenadora do GP "Comunicação e Culturas Urbanas" da INTERCOM (2009-2013). É líder do gruo de pesquisa CNPq Juvenália. É Coordenadora do GT "Comunicação, consumo e novos fluxos políticos: ativismos, cosmopolitismos, práticas contra-hegemônicas" do COMUNICON. É vice-coordenadora do GT "Imagem e imaginários midiáticos" da COMPÓS. Participa da rede de investigação do Grupo de Trabalho CLACSO Juventudes y infancias en América Latina (2014-2017) . Foi editora da E-Compós de março de 2008 a março de 2011 (Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação). Tem livros publicados em co-autoria e diversos artigos em revistas acadêmicas, do Brasil e da América Latina, sobre os seguintes temas: estudos sobre juventude, mídia e cidade; estética da violência; teorias da imagem; comunicação e consumo. Atua como consultora ad hoc de agências de fomento. Bolsista produtividade em pesquisa CNPq.


 

Simone Luci Pereira, PPGCOM-UNIP

Mestre em História e Doutora em Ciências Sociais. Realizou Pós-doutorado em Música, junto ao GP Musica Urbana No Brasil - UNIRIO (bolsista POsDoc Senior da FAPERJ). Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado no Progranma Postdoctoral en Ciencias Sociales, Ninez y Juventude, na Red CLACSO. Professora e pesquisadora do PPG Comunicação e Culturas Midiáticas da UNIP. Professora e pesquisadora colaboradora do PPG Comunicação e Praticas do Consumo da ESPM. Seus temas de pesquisa envolvem praticas musicais midiáticas e culturas urbanas, escuta e paisagens sonoras, consumo musical e identidades.

Aline Borges Rezende, PPGCOM-ESPM

Mestranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing -SP. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Católica de Santos. Assistente de Pesquisa do Grupo Clacso e integrante do Grupo de Pesquisa Juvenália,  vinculado ao CNPQ. Bolsista Capes. E-mail:

Downloads

Publicado

2016-03-28

Como Citar

Rocha, R. de M., Pereira, S. L., & Rezende, A. B. (2016). Não é apenas sobre o funk ostentação: narrativas midiáticas e experiências do sensível em cotidianos de vulnerabilidade. Logos, 22(2). https://doi.org/10.12957/logos.2015.19599